sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A Cia do Abração apresenta o espetáculo Kartas de Uma Boneka Viajante‏



O envelope chega lento, quase como um ritual. O encanto das cartas acompanha a emoção da espera. O envelope sendo aberto traz a correspondência dobrada como um origami. A leitura da carta revela o outro e acalma a ansiedade. A Cia do Abração apresenta o espetáculo Kartas de Uma Boneka Viajante, que estreia no dia 26 de setembro, no auditório Antonio Karlos Kraide, no Portão Cultural.

O espetáculo narra o encontro de um desiludido escritor, com uma criança que chora por que perdeu sua boneca. Para alegra-la, inventa uma história dizendo que a boneca não se perdera, que estava apenas viajando. O escritor cria cartas imaginárias da boneca à menina e se apresenta como carteiro de bonecas. Na primeira carta, um pedido de desculpa pelo desaparecimento e a revelação de que precisa partir para descobrir novos mundos e crescer.

A inusitada situação teria acontecido com o escritor Franz Kafka, um ano antes de sua morte, segundo relatos de sua companheira Dora Dymant. Tais cartas nunca foram encontradas, mas constituem um dos mistérios mais belos da narrativa do século XX e nos motivaram a imaginá-las e recriá-las, através desta proposta cênica.

Neste encontro de um adulto com uma criança, onde o primeiro, que se apresenta desiludido e deprimido é tocado pela pureza dos sentimentos e crença no mundo imaginário de uma criança, são abordados temas como o respeito do adulto diante do mundo da criança, bem como o convívio criativo de duas gerações, que pode ser saudável para ambos os lados. Para o adulto, devolve a esperança de vida, promovendo o afeto e o amor por meio de inusitadas histórias, que o ressignificam, aproximando-o do universo da criança. Já para a menina, a ausência da física da boneca propõe grandes ensinamentos sobre a amizade e a liberdade.

A Cia. do Abração propõe um espetáculo de atores, onde a palavra e a fisicalidade dos corpos dos atores tem a mesma importância, força e intensidade, incluindo estéticas do teatro de sombras, abstração de objetos, música e construções coreográficas. Tudo para construir uma dramaturgia e encenação lúdicas, que aportem conteúdo e surpreendam o espectador, através de uma estética brincante e criativa.

A diretora Letícia Guimarães acrescenta que o espetáculo é o 13º texto dirigido à criança produzido pela Cia. do Abração. Com elenco fixo, o trabalho teatral apresenta uma unidade de linguagem consoante com a filosofia do grupo.

Durante a semana, acontecerão apresentações gratuitas direcionadas a grupo de professores, as quais tem um caráter pedagógico, com foco na pedagogia do espectador, propondo um espaço onde os professores e, reflexivamente as crianças, possam desvendar um pouco mais sobre os conteúdos estéticos, filosóficos e pedagógicos da obra a ser assistida. Esta ação é uma premissa do Edital público de Teatro para Infância e Juventude, lançado pela Fundação Cultural de Curitiba, preocupada em oferecer mais que um entretenimento, mas um espaço de formação.

A arte para crianças recria um novo olhar e através deste espetáculo é possível resgatar a essência, provocar os sentidos, desenhar caminhos e criar o gosto pela arte. Fundamental para a preservação da arte é o apoio dos educadores e adultos responsáveis que circundam as crianças.

Kartas de Uma Boneka Viajante tem o incentivo do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, através do Edital público de Teatro para Infância e Juventude. As apresentações acontecem de 26 de setembro a 18 de outubro, sábados e domingos às 15h no Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural.


Cia. do Abração

O espaço cultural da Cia. do Abração comemora neste ano 14 anos de atividades. A noção “teatro para todas as idades” vem sendo investigada, com o intuito de promover um teatro sem fronteiras de idades. Propor um estado que seja sensível a compreensão da arte a partir da infância. A Cia. do Abração é também associada fundadora da ATINJ/PR – Associação de Teatro para Infância e Juventude do Paraná.


Ficha Técnica

Direção: Letícia Guimarães

Dramaturgia: Criação coletiva sob a supervisão de Letícia Guimarães

Cenografia: Blas Torres e Élio Chaves

Iluminação: João Theotônio e Edgard Assumpção

Figurinos e Adereços: Guga Cidral

Sonoplastia, composição e direção musical: Karla Izidro

Elenco: Blas Torres, Juliana Cordeiro e Kamila Ferrazzi

Uma realização da Cia. do Abração

Nenhum comentário:

Postar um comentário