quinta-feira, 19 de maio de 2016

Amigos do HC lança programa em defesa dos direitos da criança e do adolescente




Projeto HC Dedica foi reestruturado e volta a atender vítimas de violência

Realizado durante 10 anos por profissionais voluntários, o Programa HC Dedica, que estava suspenso desde 2014, voltará a atuar no atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência grave ou gravíssima. “A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, por meio do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência do Paraná, viabilizará a retomada desse programa a partir do segundo semestre deste ano. Infelizmente, temos um grande número de crianças e adolescentes que sofrem violência e precisam desse serviço”, afirma a superintendente da Associação, Maria Elisa Ferraz Paciornik.

A médica Luci Pfeiffer, que é responsável pelo Programa HC Dedica – Amigos do HC, é pediatra, Doutorada em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR e Psicanalista. No passado, o programa prestava atendimento às vítimas de forma graves de violência, responsáveis e agressores uma vez por semana e apresentava uma demanda reprimida para atendimento diário. “Os Amigos do HC está dando condições para o serviço voltar a existir e de uma maneira muito mais estruturada. O Programa terá uma sede própria, com atendimento diário e contará com uma equipe multidisciplinar formada por pediatra, psicólogo, psiquiatra, psicanalista, assistente social e enfermeira, além dos funcionários administrativos”, destaca Luci.

Com as mudanças, a expectativa é de que 40 pessoas sejam atendidas por dia. Além das crianças e adolescentes, o serviço também está disponível aos pais e responsáveis e ao agressor, quando passível de atendimento. “Atuamos com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário. Recebemos vítimas encaminhadas pelo próprio Hospital de Clínicas ou instituições conveniadas. Nosso papel é ajudar a sociedade em geral, institucional e científica no enfrentamento desta violência que ainda é bastante comum em todas as classes sócio-culturais”, explica a médica responsável.

O lançamento do Programa aconteceu na última quarta-feira, dia 18 de maio, quando foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na ocasião foi lançada a campanha “Conecte-se ao que importa”, criada pela TIF Comunicação, com continuidade do trabalho de defesa à infância e adolescência. A cerimônia foi realizada no Ministério Público do Paraná.

Sobre a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas

A Associação dos Amigos do HC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1986, que trabalha para angariar recursos e congregar esforços da comunidade em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. A Associação está localizada na Avenida Agostinho Leão Júnior, 336, Alto da Glória, em Curitiba. Doações podem ser feitas pelo 0800-6011010, pelo site www.amigosdohc.org.br ou por depósito no Banco Itaú, agência 4122, conta corrente 04799-8. Empresas que declaram lucro real podem destinar até 1% do imposto para os projetos da instituição e pessoas físicas podem destinar até 6% do valor do imposto devido.

Assessoria de Imprensa – Curitiba

Talk Assessoria de Comunicação

Aline Cambuy

Contato/Whatsapp - 41 3018.5828 / 9968.0106

aline@talkcomunicacao.com.br

www.talkcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário