terça-feira, 21 de junho de 2016

CrossFit para crianças? Sim, isso mesmo!





Box de Curitiba oferece aulas específicas voltadas para os pequenos

Quem já conhece a metodologia CrossFit sabe a quantidade de benefícios que a atividade traz para o corpo e a mente. Ideal para aquelas pessoas inquietas e que vivem "ligadas no 220", o CrossFit reúne uma série de movimentos que envolve corrida, saltos, subir em corda, pular no caixote... Parece brincadeira de criança, não é mesmo?

Pois é. Pensando em atender a esta fatia de público, a CrossFit Barigui, primeira box oficial de CrossFit em Curitiba (PR), oferece aulas da modalidade para crianças. Desde aquelas mais agitadas até aquelas que não têm com quem ficar enquanto os pais estão no treino podem fazer as aulas que são supervisionadas por coaches capacitados.

"O CrossFit Kids nada mais é do que realizar todos os movimentos do CrossFit e fazer com que os nossos pequenos alunos aprendam a técnica correta e a postura adequada. O grande diferencial disso é poder realizar essas brincadeiras em um local com profissionais especializados. Com o acompanhamento do coach, a criança é estimulada a desenvolver as necessidades neurológicas, cognitivas e motoras, próprias e adequadas para cada uma das idades, isso porque para oferecer o CrossFit Kids temos que possuir certificação específica", explica Tatiane Brusch, coach da Barigui capacitada em Crossfit Level One Trainer e Crossfit Kids Trainer.

Com este aprendizado, as crianças conseguem perceber o significado da famosa "postura correta" e conseguem prestar mais atenção nos cuidados com a coluna durante a realização de movimentos básicos do dia a dia como mover cargas, por exemplo. "No CrossFit, tudo é técnica. Nosso corpo funciona muito melhor quando utilizamos as alavancas naturais e os movimentos multiarticulares da forma mais eficiente possível. Se a criança aprende isso, com certeza terá uma qualidade de vida bem melhor no futuro", diz Tatiane.

As aulas do CrossFit Kids na CrossFit Barigui consistem em jogos e brincadeiras que focam no controle corporal e realização de movimentos simples como empurrar, puxar, correr, jogar, subir e pular. As sessões são curtas e têm caráter didático, abordando os temas de forma lúdica, pedagógica e, claro, muito divertida. "O ato de pendurar-se em barras é comparado a imitar um macaco. Os agachamentos são inspirados em sapos e os box jumps são saltos de super-herói. Ao final de cada treino, os alunos dedicam pelo menos cinco minutos para fazer atividades cognitivas como ligar os pontos, encontrar erros de Língua Portuguesa, caça palavras, soletrar e fazer contas matemáticas ", revela Tatiane.

Além das brincadeiras, as crianças trabalham o espírito esportivo, a liderança, o trabalho em equipe, a habilidade em ouvir, a disciplina e as boas maneiras. Todas essas características são pontos importantes para qualquer atividade que eles farão ao longo de suas vidas. Conforme a coach, é possível registrar uma diferença notável no nível de confiança das crianças que praticam CrossFit. Conforme vão ganhando condicionamento e suas habilidades aumentam, elas se tornam fisicamente mais ativas e menos inseguras, pois no CrossFit não se estimula 'vencer os outros' e sim 'superar-se'.

A modalidade serve tanto para as crianças atletas ganharem melhor performance, quanto para as que não fazem esporte ou estão com sobrepeso melhorarem a qualidade de vida, pois também proporciona queima calórica. "É preciso pensar no futuro dos nossos pequenos. Se eles crescem associando o treinamento e o esporte como algo legal e divertido que traz benefícios para seu corpo e para sua saúde, é muito mais provável que eles mantenham a boa forma como prioridade nas suas vidas", finaliza a coach.

A CrossFit Barigui possui duas unidades em Curitiba. As aulas de CrossFit Kids são realizadas no box 002, que fica na Avenida Agusto Stresser, 1619 - Juvevê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário