terça-feira, 21 de junho de 2016

Responsabilidade ambiental é destaque no Jardim da Casa Cor Paraná 2016


Os paisagistas Beto Lemos, Nadia Bentz e Vanderlan Farias.
Crédito da foto- Divulgação


Proteção ao meio ambiente, sustentabilidade e consumo de energia foram os principais destaques do paisagismo que transformou o antigo corredor de passagem em um jardim funcional para a família.

Com uma vegetação exuberante e projeto de linhas orgânicas, o jardim da Casa Cor Paraná 2016 remete ao instinto natural de proteção ao meio ambiente, ideia reforçada pela instalação artística da mão em torno de uma árvore do artista plástico Tony Reis. O projeto ganhou forma autêntica nas mãos dos profissionais Nadia Bentz, Vanderlan Farias e Beto Lemos com diferentes texturas e cores.

O intuito dos profissionais foi suavizar o impacto visual do espaço longo e estreito, percepção essa acentuada pela alta fachada do prédio principal da mostra. Os tons escuros dos acabamentos compõem com o verde vivo da vegetação proporcionada pela Philodendron Paisagismo em parceria com a Revoluta Plantas, resultando em um clima intimista e convidativo.

Com um desenho suntuoso e uma vegetação verticalizada, o olhar dos observadores avança sobre o projeto que tornou-se funcional, não simplesmente uma passagem como era sua configuração original.

"O maior desafio do nosso espaço foram as proporções originais da arquitetura existente. O ambiente é extremamente longo, com aproximadamente 35 metros de comprimento por 5 metros de largura, além de ter um formato irregular. Então, ampliamos verticalmente o ambiente com plantas, formando linhas para criar a percepção de um espaço não limitado”, explica a paisagista Nadia Bentz.

As plantas e outros elementos compostos no ambiente foram pensados de modo a transformar o jardim num lugar de memórias e lembranças para as famílias que visitem o local. O realce do ambiente é a piscina aquecida e o SPA de última geração (ambos da Igui Piscinas), que conferiram ainda mais sofisticação e funcionalidade ao local.

“A piscina é o toque especial, por isso acrescentamos palmeiras altas para proporcionar um efeito de oásis particular. Ela é feita de fibra com um acabamento de pastilhas de vidro, um produto inovador que alia a praticidade da instalação rápida da fibra à sofisticação das pastilhas de piscinas convencionais”, destaca Nádia, e completa: “tudo foi projetado pensando também na sustentabilidade, desde a iluminação em LED, visando um menor consumo de energia, até o deck, que é composto por sobras da indústria madeireira e plástico reciclado, um produto totalmente sustentável da Madeplast e que não exige qualquer manutenção”.

O mobiliário especial para área externa (da Green House Store) foi escolhido em tons mais claros a fim de se destacarem, valorizando o jardim. Na mesa de centro foi instalada uma lareira à etanol (da SC Lareiras), que torna o ambiente ainda mais aconchegante.

A cobertura pouco usual ao estilo "tenda", elaborada com alta tecnologia para soluções de sombreamento para áreas de convivência externas (da Umbrosa), traz modernidade e requinte à área de estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário