quarta-feira, 29 de junho de 2016

Vegetarianismo: evento traz palestras e oficinas culinárias para Curitiba

VegFest SulBrasileiro – um dos maiores eventos da área – acontece nos dias 9 e 10 de julho e irá debater vegetarianismo. Entrada é gratuita.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) promove, nos dias 9 e 10 de julho (sábado e domingo), o VegFest SulBrasileiro 2016, I Congresso Vegetariano Sulbrasileiro, uma edição extra do maior evento vegetariano da América Latina, o VegFest. Durante todo o final de semana acontecem palestras, cursos, debates, demonstrações culinárias, além de exposição e venda de produtos locais. O VegFest SulBrasileiro tem entrada gratuita e acontece no sábado (9/07) das 8h30 às 18h e no domingo (10/07) das 8h30 às 12h30.

É o primeiro evento extra do VegFest, congresso vegetariano que acontece a cada dois anos e teve sua última edição em 2015. Esse novo formato tem o objetivo de levar as informações e debates para um número cada vez maior de pessoas, em diversas cidades interessadas. “O Congresso irá trazer informação, promover a troca de ideias e desmistificar o vegetarianismo, seus fundamentos, recursos, riqueza científica e gastronômica, estimulando mais e mais pessoas a conhecer uma nova forma de encarar sua alimentação”, ressalta o presidente da SVB, Ricardo Laurino.

O VegFest traz 28 palestras e debates sobre temas relacionados ao vegetarianismo – como empreendedorismo veg, nutrição esportiva, veganismo e turismo, benefício do consumo de alimentos orgânicos, veganismo e cinema. Entre os palestrantes confirmados estão Carlos Naconecy, filósofo e autor do livro Ética & Animais, o fisiculturista Paulo Victor, o "Paru Vitu"; a pediatra e médica nutróloga Fernanda de Luca, Danielle Tetü Rodrigues, advogada e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento entre outros.

Outra atração do evento é a Cozinha show, espaço onde irão acontecer doze oficinas de cozinha vegetariana, que são abertas ao público. Entre as receitas que serão ensinadas estão leite e leite condensado de coco, lassi, demi-gace vegan e hambúrguer de pinhão com batata doce. O público presente também poderá conferir a feira vegana, com exposição de dezenas expositores e produtores veganos e vegetarianos.

Capital vegana e cozinha para chefs

Laurino ressalta que o evento vem para suprir a necessidade de informações dos milhares de interessados em aderir a esse modo de vida. Segundo a última pesquisa do Ibope, de 2012, 8% dos brasileiros são vegetarianos – ou seja, cerca de 16 milhões de pessoas. “O número de veganos e vegetarianos aumenta a cada ano, é uma tendência irreversível. E a escolha de Curitiba também é estratégica, já que a cidade é conhecida informalmente como a capital vegana do país, pela quantidade e variedade de estabelecimentos que oferecem opções para o público vegetariano”, ressalta Laurino.

Pensando em fomentar e preparar estabelecimentos para oferecerem culinária vegana e vegetariana, o evento traz também, além das oficinas para o público em geral, o Curso Prático de Culinária Vegetariana, voltado para chefs e restaurantes interessados em incluir ou aprimorar opções vegetarianas em seus cardápios. “Hoje, os estabelecimentos que oferecem opções para esses consumidores saem na frente”, observa Ricardo. O curso é gratuito e será ministrado por chefs renomados na área como André Cantú, Rafael Rupp e Monyka Wanto.

As vagas são limitadas e os interessados devem enviar nome e telefone para contato para o e-mail vegfestsulbras2016@gmail.com.

A programação completa pode ser conferida no site www.svb.org.br.

VegFest SulBrasileiro,

Data: 9 e 10 de julho

Horário: sábado das 8h30 às 18h, domingo das 8h30 às 12h30.

Local: Mercado Municipal, Setor de Orgânicos. (Av. Sete de Setembro, 1865, Curitiba/PR)

Mais informações: www.svb.org.br.

Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário