quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Desafio Geração Empreendedora no Paraná


Empreender nunca esteve tão em pauta. Com a crise econômica e com a falta de segurança no emprego formal, muitos brasileiros optam pelo empreendedorismo como uma alternativa de fonte de renda. No entanto, muitas vezes os empreendedores encontram dificuldade em iniciar e manter seus negócios, muitas vezes por falta de conhecimento em empreendedorismo e gestão de negócios. De acordo com dados de 2013 do IBGE, após o primeiro ano de funcionamento, cerca de 158 mil empresas fecharam as portas no Brasil.

Mesmo assim, o interesse por empreender segue alto, especialmente para os jovens. A pesquisa Jovens Digitais: Geração Transformadora, realizada em julho deste ano pela Mind Miners e pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), apontou que 71% dos jovens brasileiros entre 17 e 30 anos pretendem mudar de emprego ou atividade entre 2 e 5 anos. Destes, 51% pretendem seguir pelo ramo do empreendedorismo. No entanto, segundo outra pesquisa, a respeito do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro de 2016, que foi realizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, cerca de 86% não se prepararam adequadamente para empreender.

Por conta desta dificuldade que o Geração Empreendedora – Desafio Paraná foi criado. Promovido pela Aliança Empreendedora, o objetivo do projeto é capacitar jovens que desejam iniciar um empreendimento ou querem expandir seus negócios atuais. Inciativa pioneira no estado do Paraná, essa edição irá promover e reconhecer iniciativas de jovens empreendedores do estado. E para participar, é simples. Basta ter entre 18 a 35 anos, residir em qualquer cidade do Paraná, ter vontade de se desenvolver como empreendedor e possuir alguma ideia de negócio ou negócio, ou mesmo um negócio com impacto social, que envolva tecnologia.

O programa é dividido em etapas e a primeira está sendo lançada agora em setembro. Os interessados podem se inscrever no site www.desafioparana.com.br, onde terão acesso a um treinamento inteiramente gratuito no formato de uma websérie com 12 episódios, intercalado com desafios para incentivar que os empreendedores apliquem os conhecimentos adquiridos na prática. Assim que o empreendedor terminar a série, terá acesso ao certificado de conclusão. Com ele, será possível se inscrever até o dia 14 de outubro no Geração Empreendedora - Desafio Paraná para concorrer ao acesso de benefícios exclusivos como mentoria, capacitação presencial e investimento de R$ 7 mil para iniciar ou impulsionar o negócio.

Na fase final de seleção serão indicados 30 finalistas que se destacaram com projetos nas três categorias propostas pelo Desafio: Ideia de Negócio (máximo de seis meses de existência), Negócio (mínimo de seis meses de existência) e Negócio com Impacto Social (mínimo de seis meses de existência e que envolva algum impacto social no serviço/produto ofertado). Em todas as categorias, envolver tecnologia é requisito para a inscrição. As despesas de viagem, hospedagem e alimentação vão ser pagas pela Aliança Empreendedora. Dos 30 finalistas, três vão receber investimento em seus negócios de R$ 7 mil. O anúncio dos empreendedores que se destacaram vai acontecer em dezembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário