segunda-feira, 5 de setembro de 2016

São José dos Pinhais apresenta iniciativas no Fórum de Cidades Digitais da RMC

Município é destaque no uso e desenvolvimento de tecnologia para os serviços públicos

Os investimentos em tecnologia de São José dos Pinhais serão apresentados a gestores durante o II Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba, que será realizado no dia 15 de setembro, em Quatro Barras. O município, que conta com uma fábrica própria de software e uma diretoria de TI para pensar e desenvolver soluções para administração, é um dos cases confirmados para o evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Quatro Barras.

As inscrições para o Fórum da RMC são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelohttp://forum.redecidadedigital.com.br/quatrobarras/. Prefeitos, gestores, vereadores e candidatos a cargos públicos terão a oportunidade de conhecer detalhes de como o município investe em tecnologia nas áreas de Segurança, Saúde e Finanças.

Reinaugurada em novembro de 2015, a central de monitoramento da cidade, por exemplo, apresenta sistemas modernos de gestão, incluindo acesso online e via aplicativos ao mapa do crime da cidade, rastreamentos, ocorrências, entre outras funcionalidades em tempo real. São José dos Pinhais também se destaca no Paraná por ter uma farmácia popular própria e por investir, aliando também soluções da iniciativa privada, em tecnologia para atender às necessidades do município.

A infraestrutura em fibra óptica do município interliga 180 unidades. Para o diretor de TI, Paulo Frederico Filho, os municípios precisam acompanhar a evolução tecnológica, propiciando ao cidadão ferramentas como agendamento de consultas e matrículas via internet, além de sistemas online para melhorar áreas como a segurança pública. Ele ressalta a tecnologia como base para gestão, arrecadação, controle dos recursos e processamento das informações de uma cidade. “São José dos Pinhais ganhou eficiência investindo em sistemas que facilitam a tomada de decisões estratégicas, adquiriu hardware capaz de comportar estes sistemas, além de conectar suas unidades administrativas para que todas as secretarias possam trabalhar em conjunto buscando a melhor maneira de zelar pelos seus munícipes”, destacou Filho.



Além de São José dos Pinhais, Quatro Barras e Ponta Grossa apresentam suas iniciativas digitais durante o Fórum que tem o objetivo de estimular avanços e inovação nos municípios da região. Quatro Barras destaca suas iniciativas em planejamento, infraestrutura e conectividade na zona rural enquanto Ponta Grossa demonstra como utiliza a tecnologia para gestão e adoção de políticas públicas na habitação.



O diretor da RCD, José Marinho, lembra que os gestores terão acesso durante o encontro a soluções de mercado em gestão eficiente da iluminação pública, produtos e sistemas em Telecom e segurança da informação. O II Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana tem o patrocínio ouro da Exati Tecnologia, prata da Digistar Telecomunicações e apoio estratégico da Infoprotect. A iniciativa é apoiada por entidades como a Assomec, União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR), Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Curitiba e Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná (ASSESPRO-PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário