quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Hospital Pequeno Príncipe inaugura ampliação do Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO)



Número de leitos aumentou de 3 para 10 e a instituição se torna um dos maiores centros pediátricos do país a realizar o procedimento pelo SUS

Uma importante conquista para a saúde infantojuvenil será celebrada nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, com a inauguração das obras de ampliação do Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital Pequeno Príncipe. Os trabalhos foram viabilizados com recursos captados via Renúncia Fiscal por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON 2013.

A área, que atende crianças e adolescentes de todo Brasil, teve seu número de leitos mais que triplicado – passando de 3 para 10. Dessa forma, a instituição se torna um dos maiores centros pediátricos do país para TMO pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em funcionamento desde 2011, o Serviço de TMO do Pequeno Príncipe realizou, no ano passado, 21 transplantes de medula óssea, sendo 90% deles pelo Sistema Único de Saúde. “Manter uma unidade de alta complexidade em oncologia é uma luta em prol de toda sociedade. O câncer é a doença que mais mata crianças no Brasil e o diagnóstico precoce dobra as chances de cura do paciente. É realmente uma causa de todos nós”, explica o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

À frente do projeto, está o médico Eurípides Ferreira, responsável pelo Serviço de TMO do Hospital Pequeno Príncipe. Com mais de cinco décadas de atividades na área médica, o profissional foi responsável pelo primeiro transplante de medula óssea realizado no país – em 1979, no Hospital de Clínicas de Curitiba.

Eurípides também foi um dos responsáveis, em 1968, pelo início dos trabalhos do Serviço de Oncologia e Hematologia do Pequeno Príncipe. Desde 2011, com a inauguração do Serviço de TMO, mais de 60 transplantes já foram realizados – com 90% de êxito nos procedimentos. “Essa foi a maior conquista da minha vida. A Unidade de TMO do Pequeno Príncipe é a minha flor”, fala ao comparar a área com a rosa do personagem-título do livro de Antoine de Saint-Exupéry.

Oncologia do Hospital Pequeno Príncipe

O Serviço de Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Pequeno Príncipe é, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, o maior do Paraná voltado ao público infantojuvenil. Em 48 anos de atuação, firmou-se como referência no tratamento de tumores sólidos e doenças hematológicas malignas e não malignas.

Em 2015, a área registrou 8.782 atendimentos ambulatoriais, sendo 80% deles realizados pelo SUS. Foram 3.243 sessões de quimioterapia e 940 internações. Entre as conquistas, destaca-se a inauguração da revitalização do espaço de Oncologia Ambulatorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário