segunda-feira, 27 de junho de 2022

Jardinagem, Música ou Arte, os benefícios dessas atividades depois dos 60


Pode ser um hobby ou um passa tempo, mas o importante em qualquer época da vida e principalmente a partir dos 60 anos é participar de alguma atividade que contribua para a socialização, estimule o cérebro, a memória, a autoestima, a saúde corporal e espiritual.

Atividades como a jardinagem, música ou arte além de não requerer experiência, são de fácil aprendizado e podem despertar um interesse que muitas vezes se perdeu em algum momento da vida, seja pela rotina familiar, pela falta de tempo ou oportunidade.

Esse é o caso da jardinagem, por exemplo. Algumas vezes o contato da pessoa com as plantas e o jardim pode ter um laço histórico na infância quando era mais comum estar próximo da natureza.

Já a música traz como benefício o aumento de capacidades cognitivas através do estímulo à criatividade; o aumento de força corporal através de movimentos que tonificam a musculatura e a redução os níveis de estresse evitando o aumento da pressão arterial e frequência cardíaca.

“A música é um caso clássico. Algumas pessoas fizeram alguma aula de música na infância e depois não deram sequência, ou mesmo, sempre sonharam em tocar algo ou cantar, mas não tiveram oportunidade. Agora é a hora do reencontro de um desejo antigo com uma nova realidade que se apresenta com mais tempo para cuidar de si mesmo”, explica Isabella Simão, idealizadora da Casa Sol, um espaço que oferece diversas atividades que auxiliam na autonomia e melhoria da qualidade de vida para pessoas com mais de 60 anos.

Nas aulas de arte, o aluno tem momentos divertidos e criativos, por meio de atividades direcionadas e, também, livres, trabalhando com materiais reciclados, desenhos, pinturas, montagens, explorando as cores, formas e texturas. A proposta desses encontros é proporcionar meios para que cada um expresse seus talentos e habilidades com leveza e alegria.

A casa sol também oferece atividade de massoterapia, Reiki, psicologia, yoga e educação física.

Funcionamento: seg a sex, das 8h30 às 17h30.

Duque de Caxias 445, São Francisco - Curitiba - PR

https://www.casasol.curitiba.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário