terça-feira, 27 de setembro de 2022

Hai Yo terá comemoração especial

 


Há seis meses sob o comando do Hai Yo, restaurante que é referência e parada obrigatória em Curitiba, no Paraná, quando o assunto é gastronomia asiática, o chef Lucas Coelho já começou os preparativos de estudos e testes das novas e deliciosas criações que serão apresentadas para a comemoração dos quatro anos do restaurante, a serem comemorados em dezembro.

“Minhas inspirações estão na recuperação da história e sua integração harmônica com a seleção exclusiva de ingredientes”, antecipa o chef. Entre os pratos que estão em avaliação, destaque para aqueles que têm como base carnes que não são conhecidas do grande público, mas de sabor e qualidade de alta potência, como é o caso do prato à base de língua bovina grelhada ao molho Char Siu, acompanhada de acelga chinesa, purê de cenoura com missô e pimenta Sancho. “O aproveitamento integral do animal em períodos de dificuldades e guerra foi uma realidade mundial e não foi diferente na China”, diz.

Lucas Coelho também antecipa outro prato igualmente inspirado na história, o churrasco coreano, que remonta os tempos em que os antigos soldados coreanos usavam chapéu de ferro e, na hora as refeições, eles viraram o chapéu em cima de uma brasa forte e utilizam a sua aba para grelhar a carne, e ao centro, faziam um caldo de vegetais e frutas. “Recriei esse prato e o chapéu de ferro em que ele é servido”, pontua Coelho.

Apaixonado por sua atuação, Lucas Coelho ingressou na gastronomia servindo vinho e, na primeira oportunidade de migrar para a cozinha, fez sua transição e de lá nunca mais saiu. “Aprendi as técnicas e fui me especializando, até me formar chef de cuisine e restaurateur no Centro Europeu. Desde então, faço questão de me manter atualizado”, diz o chef, que é especialista em cozinha molecular e que soma muitas honrarias, entre as quais uma recomendação muito positiva do Consulado do Japão. “Eles jantaram no Hai Yo e ficaram encantados com a qualidade e a junção de sabores que eles só tinham provado na Ásia. Isso, para mim, foi um reconhecimento maravilhoso do nosso trabalho e de todo conhecimento adquirido e aplicado pela nossa equipe”, finaliza.

Localizado no Grand Mercure Curitiba Rayon, o Hai Yo é reconhecido por diversas premiações, por sua excelência e pela oferta de experiência a partir de uma viagem gastronômica que integra diferentes regiões, entre as quais estão China, Japão, Vietnã e Malásia. Com capacidade para 50 pessoas sentadas, o restaurante funciona de segunda a quinta-feira, das 19h às 23h30. Já na sexta-feira, sábado e feriado, o funcionamento é das 19h até meia noite e meia. Mais informações @haiyo_restaurante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário