Eram 7h da manhã de 14 de setembro, uma segunda-feira. A pianista Renata Bittencourt, 23, estava no aeroporto Afonso Pena pronta para embarcar rumo a Paris. A expectativa pela viagem à Europa dividia espaço com a alegria e a confiança.
Isso porque poucas horas antes, na Capela Santa Maria, em Curitiba, ela recebia os aplausos de um auditório lotado. Pianista desde os 11 anos de idade, Renata acabava de ganhar dois prêmios no Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith. Além de ficar em primeiro lugar entre concorrentes de todo o Brasil, ela recebeu o Prêmio Brose de melhor performance entre os participantes. Foram R$4.500 em premiações.
Apesar de o resultado ser como que um alívio – Renata havia ficado em segundo lugar na edição anterior do concurso, em 2008 – a conquista mais importante de sua carreira ainda estava por chegar. E a milhares de quilômetros de distância, mais precisamente numa região próxima a Paris. Foi lá que ela fez um teste para tentar uma vaga no "Conservatoire 93 d'Aubervilliers".
Semanas depois, após incansáveis horas de estudo – que resultaram até em dedos sangrando – foi divulgado o resultado das audições. Renata, que é formada pela Escola de Música e Belas Artes e dava aulas em uma escola de Curitiba, foi aprovada. Suas classes começaram em meados de novembro.
O curso pode durar até quatro anos. No entanto, manter os estudos na Europa custa a ela cerca de R$ 25 mil por ano. Bancar esse valor é complicado. Uma alternativa para arrecadar a verba e não encerrar prematuramente essa empreitada é uma turnê que a pianista fará em 2010 circulando por 20 cidades do Brasil. O projeto, inscrito na Lei Rouanet do Ministério da Cultura, busca agora um patrocinador.
Futuro
Apesar de na Europa ela ter encontrado um ambiente musical intenso, com freqüentes concertos de músicos renomados, a curitibana planeja voltar ao Brasil ao término do curso. “Tenho vontade de voltar ao Brasil futuramente, após concluir meus estudos, para poder ajudar e auxiliar os estudantes brasileiros de música”, afirma.
E o Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith confirma a vocação desse tipo de evento, que é de revelar novos talentos. “Após vencer, fiquei mais confiante e tranquila para fazer as provas na Franca pois algumas musicas que eu toquei no Concurso fizeram parte do repertório de provas na Franca. Fiquei muito feliz em ter o trabalho reconhecido, o que me fez acreditar que estou no caminho certo”, comemora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário