sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Lucca Cafés Especiais começa o ano com muitas novidades

Final do CUP of Excellence, principal concurso de cafés do mundo; certificação do laboratório; confirmação de Mané Alves para cursos em fevereiro. Essas são algumas das boas notícias que abriram o ano do Lucca Cafés Especiais. Dois mil e dez promete ser um ano de muito sucesso para a empresa, que se profissionaliza cada vez mais.

O CUP of Excellence, para quem não sabe, é a principal premiação internacional para cafés especiais. Acontece em nove países, cada um com um programa. A etapa brasileira é a final. Aqui no país, o concurso começou em outubro, com uma pré-seleção dos produtos. A competição nacional aconteceu entre os dias 2 e 6 de novembro, quando foram selecionados os cafés que seguiram para a competição Internacional, de 0 a 13 de novembro. A última fase é a do leilão, online, que acontece agora no próximo dia 19, terça-feira. Um dos possíveis compradores é o Lucca Cafés Especiais, único investidor brasileiro.

“O CUP of Excellence é o principal concurso no mundo. Começou no Brasil e hoje tem em vários países que compraram o modelo que hoje se transformou numa franquia. O Brasil, que era sinônimo de produção de quantidade de café, passou a ditar o modelo de qualidade mundial”, afirma Geórgia Franco, proprietária do Lucca.

Experiência

Profissionais de diversos países – do Brasil à Oceania - fazem parte júri do Cup of Excellence, Brazil 2009. São baristas renomados, com ampla experiência. Geórgia já foi jurada do Cup of Execellence Brazil 2004, em duas fases, e 2006, nas três fases. Em 2009, além de jurada internacional do Cup of Execellence da Guatemala, ela também foi compradora.

Agora em dezembro, ela esteve na fazenda Ouro Verde, vencedora deste último Cup Of Execellence, em Piatã, na Bahia. Junto com os lotes desta fazenda, outros 25 são os finalistas que serão comercializados no leilão deste mês. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), juntamente com a ACE – Alliance for Coffee Excellence. 
Esse lote campeão é do produtor Cândido Vladimir Ladeia Rosa, que obteve nota de 91,08 pontos do júri internacional. Em 2º lugar, com a nota 90,83 pontos, foi selecionado o lote de Paulo Sérgio Noronha Barleta, da Fazenda Sant’Ana, de Olímpio Noronha, Minas Gerais. Em 3º lugar, com 89,42 pontos, ficou o lote de Homero Teixeira de Macedo Junior, da Fazenda Recreio, de São Sebastião da Grama, São Paulo.

Outras novas

Além da participação no Cup of Execellence, outra novidade é que está confirmado Mané Alves, um dos maiores especialistas em cafés especiais do mundo, para os cursos promovidos pelo Lucca, em fevereiro. Na ocasião, o laboratório da empresa será certificado. Para receber tanto o profissional, quanto alunos e a certificação, Geórgia e o sócio Luiz Octávio investiram bastante na infraestrutura do laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário