No verão, graças ao forte calor, atividades físicas ao ar livre ganham destaque na capital paranaense. E para quem procura se exercitar próximo à natureza, uma ótima alternativa é participar das aulas gratuitas que as escolas do Método DeRose de Curitiba oferecem. As atividades são realizadas semanalmente no Parque Barigui (aos sábados, às 11h), na Praça Espanha (também aos sábados, às 13h) e no Parque São Lourenço (aos domingos, às 11h).
Para participar, não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição ou matrícula. Basta ir até o local, de preferência com roupas leves que não impeçam ou atrapalhem os movimentos, para fazer parte do grupo. Os professores fornecem a cada um dos alunos, colchonetes emborrachados para a prática dos exercícios, já que as aulas são feitas sobre a grama.
Realizadas ao longo de todo o ano, as atividades são ministradas pelos instrutores Driano Marsili e Evelyne Baldan. Nos meses de verão, em que o calor é mais intenso, a procura é bastante acentuada. “Com a chegada do calor nossas turmas chegam a contar com até 40 pessoas”, relata Marsili.
Nos outros meses do ano, mesmo nos dias mais frios, a média é de 20 pessoas a cada aula. Isso comprova que a atividade já ganhou um público cativo, conforme explica Marsili. “Temos diversos alunos que praticam regularmente, mesmo quando chove ou faz muito frio. Chamamos de alunos do parque”, completa o instrutor.
Praticadas em um ambiente aberto, as aulas gratuitas têm um enfoque diferente das praticadas nas escolas do Método DeRose. “Trata-se de uma prática que visa divulgar o método, de uma forma mais descontraída e com alunos de variados níveis. Por isso, dentro da atividade, apontamos erros, mas não exigimos execução perfeita”, acrescenta a instrutora Evelyne Baldan.
As técnicas mais trabalhadas enfocam pránáyámas (expansão de energia, com práticas respiratórias prioritariamente), kríyas (purificação), ásanas (técnicas orgânicas) e dhyánas (concentração e meditação).
Criadas por meio de uma iniciativa conjunta entre as seis escolas do Método DeRose de Curitiba, as aulas são realizadas desde 2002. O objetivo é oferecer um serviço gratuito e de qualidade, ao mesmo tempo em que o método é divulgado.
“Caso o aluno queira conhecer mais e se aprofundar, indicamos que vá até uma das seis escolas independentes da cidade”, conclui Maoski.
SOBRE O MÉTODO DEROSE
O Método DeRose é uma cultura, um estilo de vida. Traz como propostas valorizar a qualidade de vida, as relações humanas, a alimentação e a boa forma. Algumas das ferramentas utilizadas pelo método são a reeducação respiratória, a administração do stress, as técnicas orgânicas que melhoram o tônus muscular e a flexibilidade, procedimentos para o aprimoramento da descontração emocional e da concentração mental. Tudo isso visando a expansão da lucidez e o autoconhecimento.
Mais informações nas Unidades do Método DeRose em Curitiba:
Alto da XV (R. Itupava, 601 - Fone: 3264-6495)
Batel (R. Visc. de Guarapuava, 4061 – Fone: 3324-2666)
Bom Retiro (R. Nilo Peçanha, 1235 - F:3014-6566)
Cabral (R. Campos Sales, 791 - F: 3252-4036
Centro Cívico (R. Augusto Severo, 1157 - F: 3352-6741)
Champagnat (R. Ângelo Sampaio, 2384 - F: 3018-2171)
Ou na internet: www.yogacuritiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário