Aconteceu na cidade de Santa Cruz, Bolívia, a eleição da vigésima RainhaHispano-Americana, e a Venezuela, pelo segundo ano consecutivo, levou amelhor. Em outubro passado, Caroline Medina Peschiutta, 18 anos, do estadode Arágua, ficou em quarto lugar na última edição do Miss Venezuela,ganhando a faixa de Miss Venezuela Terra 2011.
A favorita de muitos, Egni Eckert do Paraguai, acabou com o título de"vice-Rainha", após não ter rendido o seu melhor na entrevista final. Egniparticipou do Miss Mundo 2010 e foi semifinalista.
A "dona da casa", Olivia Pinheiros, Miss Bolívia Universo 2011, ficou com aterceira colocação, seguida da nossa representante, Suymara Barreto, quartacolocada. É o quinto ano consecutivo que o Brasil se classifica entre asfinalistas desse concurso.
Espanha, Raquel Lozano, Uruguai, Stephany Ortega, e Argentina, Yessica DiVincenzo, completaram o grupo de 7 finalistas, em quinto, sexto, e sétimolugares, respectivamente.
A Miss Equador, Lady Mina, ganhou o prêmio de "Melhor Traje Típico", e aMiss Espanha, Raquel Lozano, foi eleita Miss Simpatia pelas própriasparticipantes.
Injustiçada - A chilena Marie Ann Salas (foto, direita), semifinalista doMiss Tourism Queen International 2008 e outra grande favorita ao título demulher mais linda do continente americano, não se classificou. Muitosacreditam que a rivalidade histórica entre Chile e Bolívia foi, mais umavez, determinante para o fracasso chileno.
Em 2009 o Chile foi representado por Nataly Chilet, Miss Mundo Chile 2008,considerada até mesmo pela imprensa boliviana, forte candidata ao título.Não se classificou. Em 2004, outra linda chilena que mais tarde viria avencer o Miss Terra, Hil Hernandez, também ficou pelo caminho apesar do seufavoritismo.
Entenda a rivalidade entre a Bolívia, país sede do Rainha Hispano-Americana,e o Chile - Aconteceu um conflito entre 1879 e 1883 de denominado "Guerra doPacífico", confrontando o Chile às forças conjuntas da Bolívia e do Peru. Aofinal da guerra o Chile anexou ricas áreas em recursos naturais de ambos ospaíses derrotados. A Bolívia, ao ser obrigada a ceder a província deAntofagasta, ficou sem saída soberana para o mar. Esta se tornou uma área defricção na América do Sul, chegando até os dias atuais, e que é para aBolívia uma questão nacional (a recuperação do acesso ao oceano Pacíficoconsta como um objetivo nacional boliviano em sua atual constituição).
Em agosto de 2011, Suymara representará o Brasil no Miss Supranational, naPolônia, um concurso que nasceu com força total e já é considerado um dos6 maiores do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário