Como é a Curitiba de hoje? Quem são os curitibanos? São essas reflexões que a Fundação Cultural de Curitiba propõe na exposição Curitiba(nós), apresentada pela Foxlux, que será aberta nesta quinta-feira (24), na Casa Romário Martins, no Centro Histórico da capital paranaense. A exposição faz parte da programação do projeto homônimo, em homenagem ao aniversário de 318 anos da cidade.
Marcada pela imigração, Curitiba abriga pessoas de vários países. Descendentes de alemães, franceses, suíços, austríacos, sírios, libaneses, poloneses, italianos e ucranianos influenciaram de forma marcante os hábitos e costumes locais. E é exatamente isso que a mostra Curitiba(nós) pretende retratar, a cidade atual. A exposição conta com curadoria de Dóris Teixeira e Marcelo Sutil, com assessoria de Rodrigo Celso Ferreira Marques.
A pluralidade da cidade estará retratada em painéis com fotos e textos, além de dados sobre os atrativos econômicos e turísticos que traçam o panorama atual. O visitante poderá contribuir levando para a mostra qualquer manifestação que traduza sua percepção de Curitiba, ao mesmo tempo em que poderá interagir por meio da Cabine do lambe-lambe, um espaço com microcomputador e webcam, no qual poderá acessar o blog Curitiba(nós), deixar recados e gravar uma mensagem em vídeo, respondendo a questão: o que é ser curitibano?
“Queremos ouvir o que o curitibano tem a dizer. Como ele pode contribuir traçarmos um perfil da cidade de hoje. Não temos apenas curitibanos, mas também pessoas de muitas nacionalidades diferentes e que adotaram esse lugar para viver. Queremos propor uma reflexão positiva sobre essa miscigenação de culturas e o que a cidade ganhou com isso”, diz a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira.
De acordo com o curador Marcelo Sutil, a exposição retratará a diversidade de Curitiba. “Na capital também existem benzedeiras e umbandas. Vamos mostrar essa cultura popular, além de números oficiais e o cotidiano da cidade. A nossa ideia é também apresentar uma Curitiba que passa despercebida aos olhos de seus moradores no dia a dia, por meio de roteiros fotográficos feitos a partir de um passeio de bicicleta, à pé, de trem e de ônibus”.
Também farão parte da exposição croquis inspirados em Curitiba, que participaram do VIII Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, realizado durante o Paraná Business Collection.
Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a exposição receberá crianças de escolas públicas para visitas monitoradas e dará orientação aos professores para a aplicação do conteúdo em sala de aula.
“Curitiba na Mira do Fotógrafo” e “Curitiba Histórica – Uma Cidade em Construção”
A exposição “Curitiba(nós)” se integra a duas outras mostras: “Curitiba na Mira do Fotógrafo” e “Curitiba Histórica – Uma Cidade em Construção”. Na primeira, são 120 imagens captadas pelo fotógrafo Synval Stocchero, fundamentais para compreender a expansão urbana de Curitiba a partir de meados da década de 1950. As fotos de 1940 até 2007, poucos meses antes do falecimento do autor, agora estão reunidas no Salão Paranaguá do Memorial de Curitiba. Já a segunda, no Salão Paraná, mostra a história de Curitiba, do século 18 aos dias atuais, com documentos, pinturas, mapas, fotografias e filmagens de época.
Organizada na Casa Romário Martins, a exposição Curitiba(nós) está dividida nas seguintes seções:
Espaço Multicultural
Seção destinada a mostrar a diversidade cultural da cidade. Fotos, dados e textos foram extraídos do Mapeamento de Culturas Populares, levantamento realizado pela FCC nas nove regionais e que resultou num total de mais de 2 mil itens em bancos de dados. Manifestações como danças de rua, hip hop, benzedeiras, artesanatos, entre outras, foram identificadas e cadastradas ao longo de três anos.
Quem é o curitibano? Quem forma a população curitibana de hoje? Quais os atrativos econômicos e turísticos que fazem a cidade atual? São questões permanentemente pesquisadas pelos institutos e que serão lançadas nesta seção que promete mesclar dados e pesquisas com as dúvidas de todos os habitantes.
Traga sua cidade
Parede interativa da exposição. Partindo da planta da capital, de 1857, os visitantes são convidados a trazer fotos de paisagens, ruas, recantos que mais lhe agradam em Curitiba, bem como recados, textos, enfim, toda forma de manifestação dirigida à cidade. Ao término da exposição, um grande painel interativo terá se formado sob a autoria de todos aqueles que passaram pela mostra.
Cabine do lambe-lambe
Espaço montado no centro da Casa Romário Martins dotado de um microcomputador e uma webcam. Nele, os visitantes poderão acessar o blog Curitiba(nós),www.curitiba-nos.blogspot.com, deixar recados e gravar uma mensagem em vídeo, respondendo a uma questão básica: o que é ser curitibano?
Roteiros
Ver a cidade por outros ângulos e perceber a transformação e os contrastes da paisagem. Essa é a proposta dos quatro roteiros disponíveis na exposição sob a forma de vídeos. São eles: trilhos do trem, de bicicleta, a pé e de ônibus.
Serviço
Exposição Curitiba(nós)
De 24 de março a dezembro de 2011
Patrocínio: Foxlux
Local: Casa Romário Martins (Largo Coronel Enéas, 30 – São Francisco – Largo da Ordem)
Telefone: (41) 3321-3265
Entrada franca.
Programação no blog www.curitiba-nos.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário