sexta-feira, 18 de março de 2011

Relacionamento pronto e perfeito, existe?

RELACIONAMENTO É CONSTRUÇÃO!!!

Construção. É isso mesmo que você está pensando... Casa, materiais, acabamento, planta, mestre de obra, arquiteto, rede elétrica, etc. A diferença na relação a dois é a de que apenas dois fazem tudo.
Somente aquele que passou por uma reforma sabe o que significa realizá-la, seu custo, a bagunça (para não falar da sujeira) que fica a casa.

ANO 2005 - EDIÇÃO 17

Bem, já quando você escolhe o espaço, desenha com a ajuda de um profissional especializado a estrutura e arquitetura da própria casa, é um investimento, porém não são necessárias adaptações: tudo fica do jeito que os donos querem!
Usando dessa metáfora para relacionamentos, ouço todos os dias queixas, lamúrias, reclamações e vejo pessoas sofrendo por falta de informação e preparo nesta área da vida.
Imagine se sua construção da casa, seu lar, onde você vai passar muito de seu tempo, sua vida, fosse mal projetada e começasse a desmoronar... Quantos sonhos indo, literalmente, água abaixo!
Pois é, assim sentem-se muitos que não estudaram suas relações e escolhas. Os comentários que permeiam homens e mulheres na atualidade são:
- Está difícil!
- Eu quero alguém mais “pronto”!
- Ele (ou ela) não sabe o que quer!
- Ninguém quer compromisso!
- Ninguém quer “nada com nada”!
Ou são grandes desculpas, ou mentiras, porque todos querem a mesma coisa:
RELACIONAMENTO COMPLETO, CARINHO, MONOGAMIA, FIDELIDADE, CUMPLICIDADE, DIÁLOGO, COMPANHEIRISMO, COMPREENSÃO, AMOR, TESÃO E SEXO. De preferência com projetos de vida em comum.
Quem não sonha com uma relação com este recheio, atire a primeira pedra! Sonhar com isto tudo significa que para receber, você precisa oferecer, no mínimo, o mesmo. E é aqui que a confusão começa, pois você precisa pagar o preço: investir! Construir!
Aquele(a) que fala que não busca esse tipo de relação, está apenas se protegendo do medo de que antigos traumas se repitam e gerem dor. Vou chamar “traumas” de escolhas sem consciência, auto-conhecimento insuficiente para alcançar bons resultados. Quando não sabemos como obter o que queremos acabamos agindo como a pessoa que sai para comprar parafusos no açougue, com certeza não vai encontrar...
Portanto:
- Escolhas trazem conseqüências!
- Conhecer a si mesmo é básico para identificar o que quer!
- Investir tempo e atenção no relacionamento construirá um lugar melhor para se viver!
- Tijolo a tijolo relacionar-se é uma tarefa em que dois devem trabalhar igualmente.
- Cada um é 100 por cento responsável por tudo. O que significa que os dois têm juntos 200 por cento de responsabilidade por seus sucessos e erros.
- Pode ser divertido como quando você montava castelos de tijolinhos ou de areia quando criança...
- É preciso querer e contar com os apoios apropriados.
Construir com alguém pode ser muito prazeiros e, se isto não está acontecendo, algo está errado. Procure ajuda! Relacionamento completo, afinado, não existe sem atenção, trabalho, dedicação e amor.
Construa! Invista! Dedique seu tempo! Ele é um dos melhores sinais de amor que existem. Não fique zangado(a) se algo sair errado. Quantas vezes você precisou praticar a escrita do seu próprio nome para aprender? E as primeiras vezes deve ter ficado”lindo”...
Pode ter certeza, quando sua casa estiver pronta, do “jeitinho” que você queria, não haverá lugar mais confortável que seu relacionamento.

Daniela Zanuncini
Especialista em Psicologia do Corpo e Biossíntese
Consultora Empresarial e de Relacionamentos
Fones.: (OXX) 41 3029.5341 / 9995.5341
danielazanuncini@inetone.com.br

*Retirado da Revista Autoestima, 2005- edição 17.


Nenhum comentário:

Postar um comentário