A importância desse conceito para o desenvolvimento das corporações e preservação do meio ambiente
Pequenas, médias e grandes empresas têm levantado a bandeira em nome da sustentabilidade. O consultor de negócios da Partner Consulting do Brasil, Rui Rocha, comenta que grande parte dos brasileiros demonstra propensão a comprar produtos e utilizar serviços de marcas que apoiam causas sustentáveis. “Não se trata apenas de uma preocupação, mas de uma exigência da sociedade”.
Devido a isso, Rocha ressalta que é cada vez mais importante que as empresas tenham um modelo estratégico voltado para este conceito. “A sustentabilidade se tornou essencial para a construção de marca e manutenção da competitividade”.
Ser economicamente correta e viável, socialmente justa e culturalmente diversa são os pré-requisitos necessários para uma empresa ser sustentável. “O principal objetivo desse conceito é consumir e realizar as ações com consciência, sem exageros e desperdícios”.
Dentre os princípios fundamentais da sustentabilidade, destacam-se os 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), os quais sintetizam atitudes simples que fazem a diferença. “Gestores e colaboradores devem pensar em formas para modificar as atividades corriqueiras da empresa em prol do meio ambiente”. Para o especialista, deve-se inserir a sustentabilidade como parte do planejamento estratégico da empresa, direcionando as suas ações e se valorizando por meio de ações sociais, ambientais e econômicas.
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