segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cantigas de roda


O livro “Cantigas de Roda”, coordenado pela produtora cultural Beth Capponi, foi lançado nos dias 20 e 21 de outubro no Centro Socioeducacional Esperança, no Pinheirinho, Curitiba, e no Centro Municipal de Educação Infantil Berço de Ouro(CEMEI), em Colombo, respectivamente.



 
 O projeto tem aprovação do Mecenato Municipal de Curitiba por meio da Fundação Cultural e é patrocinado pela Kraft Foods. Os livros estão sendo distribuídos às escolas municipais de Curitiba, além de doações destinadas à Fundação Cultural e Faróis do Saber.

 A obra completa do “Cantigas de Roda” conta com um CD cantado por Michele Mara (Melhor Imitadora da América Latina pelo programa Domingão do Faustão da Rede Globo) e os arranjos feitos por Alberto Rodrigues (Banda Blindagem).
As músicas seguem moldes antigos das cantigas, porém recebem novas versões, “Nesta Rua” virou um tango, “Meu Pezinho” musicalmente conhecida na tradição gauchesca, tem versão rock´n’roll, “Samba Lelê” é um samba, “Escravos de Jó” um jogral. Os desenhos inéditos que ilustram o livro foram criados por Yvy Capponi, formada em arte terapia em Barcelona (Espanha). Yvy Capponi leva as crianças numa viagem étnica. Referências as todas as raças e culturas estão presentes nos detalhes de cada desenho.
O livro, que está sendo defendido pelo historiador e pedagogo Gehad Hajar na Universidade Federal para uso pedagógico. Gehad Hajar também assina o prefácio do livro que imprime a trajetória das cantigas até chegarem aos moldes conhecidos hoje.

2 comentários:

  1. Tenho a honra de ser amiga de Beth e Yvy, las Capponis, mulheres sensíveis, inteligentes,
    amorosas, de bem com a vida, afinadas com a modernidade.

    Parabéns por Cantigas de Roda, que resgata o que temos de belo em nossos corredores da infäncia, mais que isso, resgata com vestes atuais, tornando ainda mais atraentes as cantigas que embalaram nossa infäncia e a infäncia de nossas avós.

    Eu sinto um orgulho, um amor próprio exacerbado por serem minhas amigas, por gozar de seus abraços, seus risos, suas presenças inefáveis.

    Auto Estima? Sim. Ambas sempre nos brindam com seu olhar diferenciado sobre a vida, e isto,
    é uma graça, uma bênção.


    beijo a todos com o coraçao e a alma.


    carmen

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Carmen, a gente também tem muito orgulho em divulgar trabalhos tão bonitos como o Cantigas.

    ResponderExcluir