terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Angelina Caron e ICF realizam transplante inédito de fígado no Brasil


Um transplante inédito no Brasil foi realizado na sexta, dia 25 de novembro, no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul (PR), região metropolitana de Curitiba, em parceria com os médicos do Instituto para o Cuidado do Fígado (ICF).
A técnica foi trazida da Coréia do Sul, pelo Dr. João Nicoluzzi, chefe do Serviço de transplante hepático do Hospital Angelina Caron. Trata-se de um transplante de fígado inter-vivos que tem como diferencial dois doadores ao invés de um.
“O transplante inter-vivos de fígado já era realizado no Brasil, inclusive no Paraná, mas a novidade foi utilizar dois doadores para o mesmo receptor, retirando uma porção menor do órgão de cada um, e tornando a cirurgia mais segura”, explica João Eduardo Nicoluzzi, cirurgião do aparelho digestivo, que faz atendimentos gratuitos (pelo ICF) em pacientes com doenças hepáticas.
“A técnica é uma alternativa para a falta de doadores cadáveres, já que a mortalidade em lista de espera é muito alta”, afirmam Fábio Porto Silveira e Fábio Silveira, também cirurgiões do Serviço de transplante hepático do Angelina Caron e ICF. Muitas vezes com apenas um doador, o tamanho do fígado que podia ser retirado sem comprometer a saúde do mesmo, não era suficiente. Assim, a cirurgia não podia ser realizada por trazer riscos. “Retirando uma porção menor, mas de duas pessoas, conseguimos a quantidade de fígado suficiente para quem está recebendo”, complementa o também cirurgião Matheus Macri.
No caso do transplante realizado no Angelina Caron, o paciente que recebeu o fígado tem cirrose hepática. E a doação foi feita pelo filho e por uma sobrinha do receptor. A equipe médica foi formada por nove cirurgiões, um radiologista, Mauro Monteiro, o hepatologista, uma equipe de apoio do Centro Cirúrgico e equipe de Anestesia do Hospital. O paciente já está fora da UTI, mas em recuperação no quarto. Ainda faltam alguns passos antes da alta hospitalar.
Sobre o Instituto:
O Instituto para Cuidado do Fígado (ICF) ressalta que está de portas abertas e que atende gratuitamente pacientes com problemas hepáticos. Os médicos do ICF orientam desde o diagnóstico das doenças do fígado até o término do tratamento, seja ele tomando remédios ou realizando um transplante. O serviço é prestado pela equipe médica do Centro Digestivo e Transplante de Órgãos (CDTO) e o atendimento é feito no Edifício ASA, em Curitiba.
A equipe do ICF é formada pelos médicos Fábio Porto Silveira, João Eduardo Leal Nicoluzzi, Silvânia Klug Pimentel, Jean Rodrigo Tafarel, Cassia Regina Sbrissia Silveira, Nestor Saucedo Saucedo Júnior, Daniel Locatelli Neves, Fábio Silveira, Bruno Maranhão e Guilherme Nicollelli. Vale à pena lembrar que o Instituto é mantido por doações de pessoas físicas e jurídicas que se solidarizam com a causa. Para conhecer mais sobre o ICF acesse www.icfigado.org


Serviço:
Instituto para Cuidado do Fígado
Rua Voluntários da Pátria, 475, cj 905a - Edifício ASA
Curitiba - Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário