Cyril Despres e Felipe Zanol |
A etapa final do Rally Dakar corrida hoje, num techo de 275 Km e apenas 29 como especial cronometrada, nada mudou na classificação final do maior rali do mundo, com vitória do francês Cyril Despres, após dramática disputa com o espanhol Marc Coma. Ambos eram tricampeões e agora Cyril é tetra, desempatando uma briga que se passa na equipe de fábrica da KTM Motorcycles.
Marc Coma liderou a prova até a sua terceira etapa, quando se perdeu entrando na trilha dos automóveis. Despres assumiu a ponta, os dois já se distanciando dos demais. Mas na 8ª etapa foi a vez de Despres se atrasar, preso que ficou num lodaçal. Já com mais de meia hora sobre os demais competidores, o francês e o espanhol se enfrentaram minuto a minuto nas etapas seguintes, até que na penúltina, já há mais de uma hora à frente dos demais, Marc Coma errou de novo a navegação e se perdeu, sendo penalizado em 40 minutos. Despres veio então para mais uma vitória no Dakar.
Felipe Zanol entrou para o clube dos melhores do mundo |
Felipe Zanol, nasce uma estrela
Cyryl Despres e Marc Coma, que vão chegando aos quarenta anos de idade, têm juntos 7 das 11 últimas vitórias consecutivas da KTM Motorcycles no Rally Dakar. Nem pensam em aposentadoria, estão contratados para defender a marca austríaca em 2012 nos maiores ralis do mundo, inclusive no dos Sertões, onde já são bicampeões. E onde tomaram conhecimento pela primeira vez do brasileiro Felipe Zanol, que chegou em segundo atrás de Coma quando estreou em 2010, e de novo atrás do vencedor Despres em 2011.
Este ano a KTM Motorcycles veio para o Rally Dakar com 5 pilotos oficiais, Despres, Coma, seus mochileiros o espanhol Juan Pedrero Garcia e o português Rubem Faria. Estes dois também correndo com as KTM 450 Rally de fábrica. O quinto oficial foi o francês Johnny Aubert, nada menos que bicampeão mundial de enduro, inscrito com uma KTM Rally Replica, igual à do brasileiro Felipe Zanol – piloto oficial da estreante KTM Brasil. Esse bi-campeão mundial francês é tido como provável sucessor dos dois veteranos Despres e Coma, que nos próximos anos param. Mas o Dakar 2012 mostrou Felipe Zanol andando à frente deles. E a KTM com 15 motos entre os 20 primeiros colocados.
Cyril Despress é tetracampão do Rally Dakar |
Zanol estreou no Rally Dakar sem jamais ter navegado antes pelo sistema de GPS e bússola. Isso lhe custou uma pesada penalização de 40 minutos, por ter se perdido no início da prova e não passado em um posto de controle. Voltou à trigésima posição na geral e veio se recuperando, para terminar sua estréia no maior rali do mundo em décimo. Felipe Zanol veio para ficar, entrou para o clube dos melhores do mundo.
Fotos: Marcelo Maragni / KTM Motorcycles
Nenhum comentário:
Postar um comentário