terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pele e alimentação demandam cuidados especiais no verão


Especialistas do Hospital VITA explicam como evitar queimaduras, desidratação, entre outros problemas
Durante o verão, a exposição quase inevitável ao sol requer cuidados especiais com a pele e com a alimentação. É o que aconselham a dermatologista Dra. Fabiane Brenner e a nutricionista Danielle Real, chefe do serviço de Nutrição, ambas do Hospital VITA. "No verão, são comuns problemas de saúde relacionados com a alimentação inadequada, como aumento de peso, desidratação e diarréia", afirma Danielle. Quanto à pele, Fabiane explica que alguns cuidados podem ser tomados para prevenir manchas, envelhecimento precoce e câncer.

Segundo a dermatologista, é preciso aplicar filtro solar em todo o corpo, 30 minutos antes de se expor ao sol. É recomendável o uso de filtro com fator de proteção solar de no mínimo 15 e que proteja também contra raios UVA. "Pessoas de pele muito clara, ruivas, com olhos claros ou sardas são mais propensas ao câncer de pele e devem usar FPS mais altos para garantir uma melhor proteção", completa Fabiane. A médica explica ainda que é necessário renovar a aplicação do produto a cada duas horas. O período tende a ser menor se houver transpiração excessiva, permanência na água ou prática de esportes. Cobrir o corpo com roupas também é uma saída para não sentir na pele os efeitos dos raios solares.

Ainda de acordo com Fabiane, o período entre 10 e 16h é a faixa horária na qual os raios UVB têm maior incidência, por isso, é recomendável procurar abrigo. "Ficar muito tempo no sol em um único dia não acelera o bronzeamento e pode causar queimaduras", adverte. Mas isso, segundo a médica, não é motivo para se esconder. "Expor a pele ao sol duas vezes por semana por 15 minutos ajuda na produção de vitamina D, responsável pela saúde dos ossos", esclarece a dermatologista. Uma exposição leve, sem exageros, também beneficia quem sofre de acne, pois tem efeito antiinflamatório.

Câncer de pele - A médica cita que o câncer de pele, tipo mais frequente no Brasil, deve afetar 130 mil pessoas no próximo ano, no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). "Feridas na pele que demoram a cicatrizar, especialmente as localizadas nas áreas mais expostas ao sol, são suspeitas e devem ser examinadas por um dermatologista", recomenda. Esse tipo de lesão tem tratamento simples, ou seja, não necessita de quimioterapia se detectado precocemente. Segundo ela, cremes, principalmente os que são à base de ácido, além de tratamentos, como peeling e laser, podem reverter o envelhecimento e também o risco de câncer de pele.

Perda de líquido e jejum prolongado são os grandes inimigos da nutrição - A nutricionista Danielle Real aponta que as altas temperaturas desse período podem causar uma inibição do apetite, o que pode levar a períodos grandes de jejum e, em consequência disso, tornar o organismo fraco e debilitado. Segundo ela, o calor contribui também para uma perda rápida de água e sais minerais. Esses nutrientes podem ser repostos, por meio do consumo de água, sucos naturais e água de coco. "A ingestão deve ser dividida ao longo do dia, em vários períodos, para que o organismo aproveite melhor", aponta.

A especialista também aconselha evitar bebidas alcoólicas, como caipirinha e cerveja, exemplos que são hits entre os festeiros durante a temporada. "Além de conterem uma quantidade elevada de calorias, quando ingeridas em grandes quantidades, podem levar à desidratação e perda de líquido intensa", explica Danielle. Para hidratar, além de líquidos, a nutricionista sugere o consumo de alimentos naturais ricos em fibras - frutas, verduras e legumes estão nessa lista. "Pode abusar de saladas cruas, pois são leves e de fácil digestão além de serem ricas em fibras, vitaminas e minerais", exemplifica.

O que evitar - Gorduras, frituras, carnes gordas e pratos com creme de leite e maionese estão entre os alimentos dos quais se deve manter distância, pela grande quantidade de calorias, que deixam o corpo com uma sensação de peso. "O ideal é fazer alguns lanches no decorrer do dia, sempre com bastante variedade nos alimentos", aconselha Danielle. De acordo com a nutricionista, vale a máxima de "quanto mais colorido o prato, melhor", pois nele está haverá uma maior quantidade de vitaminas e minerais. Além disso, a especialista recomenda a substituição de carboidratos simples e refinados, como arroz e macarrão, por suas versões integrais. Essas variantes teriam um tempo maior de absorção (o que prolonga a sensação de saciedade) e auxiliariam no funcionamento do intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário