O Santa Catarina Moda Contemporânea chega, em 2012, ao sétimo ano. E a presidência segue com um dos fundadores do projeto, Cristiano Buerger, diretor da Tecnoblu. Assumiu a vice-presidência do projeto Amélia Malheiros, representante da Cia. Hering. A decisão foi formalizada na Assembléia realizada na noite do dia 6 de fevereiro de 2012.
A base do projeto nesse sétimo ano será o desenvolvimento e estudo do lifestyle catarinense através da concepção de uma coleção baseada nesses insights. Todos os times criativos trabalharão com este mesmo tema durante os oito meses do projeto nas empresas. “Queremos transformar Santa Catarina em um pólo de tendências. Vamos mudar a forma como o estado é visto no mundo da moda”, explica Cristiano. A idéia é transformar o lifestyle catarinense - muito ligado a natureza e as belezas naturais, a qualidade de vida, a boa música, a alta gastronomia e ao conforto – em uma marca no mundo da moda, tal qual o Rio de Janeiro se apropriou da marca de praia. “Santa Catarina, no mundo da moda e do design, vai ser sinônimo de resort wear e conforto”, destaca Cristiano.
A direção do projeto continua com Jackson Araújo que é considerado por muitos veículos especializados como um dos maiores nomes da consultoria de moda no Brasil. É pesquisador de design, comunicação, comportamento jovem, moda, música, web e varejo. A Fiesc/Senai segue como patrocinadora do projeto.
Outra questão definida é que o SCMC vai investir num processo de capacitação no processo inovação. O programa será ministrado pela Feel the Future (que já atendeu, entre outros, Nike, Intelbras, Whirlpool, Nokia, HSBC, Eletrolux e Itaú). O objetivo é repassar para os profissionais das empresas e entidades sobre como instituir uma metodologia formalizada para a inovação.
A sustentabilidade também é foco deste ano. “Não há como olhar a inovação e os novos mercados sem pensar em sustentabilidade. Isso está muito claro para as empresas associadas ao SCMC”, afirma Amélia. Essa capacitação será realizada pela Sustainable Hub, formada por ex-diretores do banco Real –Santander.
Serão três grandes palestras e três Very Important Company (VICs), visitas a empresas que são consideradas referência. Na assembléia, as empresas participantes foram homenageadas.
Sobre o SCMC
O Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC) é uma iniciativa pioneira no Brasil que trabalha para promover a inovação como diferencial da cadeia têxtil do estado. Clique aqui e entenda como funciona.
Em seis anos de projeto, o SCMC já teve mais de 300 estudantes participantes de 18 instituições de ensino que realizaram projetos inovadores em 28 empresas. Cerca de 90% deles estão empregados. Também foram realizadas 30 palestras e 15 workshops até o sexto ano. Veja como foi o último evento e ouça a opinião de alguns executivos sobre o projeto.
O SCMC representa um crescimento de 131% no faturamento das empresas participantes. Em 2005, juntas elas faturavam R$ 1.428 bilhões. Em 2010, este número pulou para R$ 3.319 bilhões. Somados os números de todas as participantes, são 21.925 colaboradores.
Em seis anos de projeto, o SCMC já teve mais de 300 estudantes participantes de 18 instituições de ensino que realizaram projetos inovadores em 28 empresas. Cerca de 90% deles estão empregados. Também foram realizadas 30 palestras e 15 workshops até o sexto ano. Veja como foi o último evento e ouça a opinião de alguns executivos sobre o projeto.
O SCMC representa um crescimento de 131% no faturamento das empresas participantes. Em 2005, juntas elas faturavam R$ 1.428 bilhões. Em 2010, este número pulou para R$ 3.319 bilhões. Somados os números de todas as participantes, são 21.925 colaboradores.
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