quarta-feira, 7 de março de 2012

Ortodontia em crianças: quando colocar o aparelho?


Uma pesquisa realizada pela UFPR em 1996, em Curitiba, mostrou que 80% das crianças na faixa dos 12 anos precisam de tratamento ortodôntico. É justamente a fase em que elas estão preocupadas com a aparência física e que problemas sociais como bullying acabam tendo forte influência na autoestima. Mas quando os pais devem levar seus filhos para iniciar um tratamento ortodôntico?
“A Associação Americana de Ortodontia recomenda que toda criança com 7 anos faça uma avaliação ortodôntica. Entretanto, algumas alterações, como as mordidas cruzadas, dependendo da maturidade da criança, já podem ser tratadas a partir dos 4 ou 5 anos”, explica Alexandre Moro, Doutor em Ortodontia, professor da UFPR e Universidade Positivo e presidente da Associação Paranaense de Ortodontia, que atua há 19 anos na área de Ortodontia e Ortopedia Facial em Curitiba (PR).
“No caso de crianças com bullying devido a alterações no desenvolvimento dos ossos da face ou no posicionamento dos dentes, podemos iniciar mais cedo o tratamento, para tentar diminuir esse problema social”, acrescentar Moro.
Segundo ele, antigamente os ortodontistas preferiam começar o tratamento a partir dos 12 anos, quando todos os dentes, com exceção dos sisos, já estavam presentes. “Entretanto, com essa idade, as chances de estimular o crescimento dos ossos face eram pequenas, e o tratamento acabava muitas vezes envolvendo a extração de dentes permanentes. Hoje, dependendo do problema, preferimos iniciar mais cedo para tentar evitar o tratamento com extrações”, orienta.
No caso da mordida cruzada, por exemplo, quanto antes começar o tratamento, melhor, já que elas fazem com que os ossos da face cresçam tortos, causando uma assimetria facial. “Depois de uma certa idade, que pode variar para os meninos e para as meninas, o conserto só será realizado com cirurgia ortognática”, diz.
Vale lembrar que o tratamento ortodôntico é demorado e, principalmente as crianças, precisam voltar ao consultório ao longo dos anos para acompanhar o crescimento. Os problemas clínicos mais comuns em crianças são: falta de espaço para os dentes permanentes, mordida cruzada e falta de crescimento da mandíbula.

Sobre o Consultório Alexandre Moro:

O consultório é especializado em Ortodontia e Ortopedia facial, com técnicas de aparelhos fixos, removíveis e invisíveis, inclusive os alinhadores transparentes Invisalign, Essix e Clear Aligner. Alexandre Moro foi pioneiro no Paraná na utilização de aparelhos propulsores mandibulares fixos (Herbst e Forsus), para correção do retrognatismo mandibular. Atualmente, o Dr. Alexandre é consultor (Speaker) da 3m (Unitek/Abzil) para ministrar cursos sobre esse assunto.
O consultório também foi o primeiro no Brasil a utilizar a Técnica Lingual Harmony, desenvolvida na França, que atualmente é o sistema mais moderno de tratamento lingual. E o pioneiro no Paraná na utilização das técnicas de alinhadores removíveis Essix e Clear Aligners.

Serviço:
Consultório Alexandre Moro
Rua Coronel Dulcídio, 1558, Água Verde – Curitiba (PR)
(41) 3027-3092

Nenhum comentário:

Postar um comentário