quinta-feira, 26 de abril de 2012

Entrevista de emprego além da aparência


Mais que causar uma boa impressão, fatores como network e marketing pessoal ajudam quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Quando o assunto é entrevista de emprego, a maioria das pessoas costuma ter as mesmas inseguranças em relação a como se comportar e até mesmo como se vestir para encarar uma seleção. Causar uma boa primeira impressão é, sem dúvida, necessário, mas é um conjunto de fatores que irá garantir, ou não, sua permanência na vaga. As empresas buscam pessoas capacitadas, comprometidas, ágeis e que mostrem resultados.

Segundo o coordenador dos cursos de pós-graduação na área empresarial e jurídica do Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (IBPEX) do Grupo UNINTER, Daniel Rossi, além da imagem há outros fatores que garantem a empregabilidade: network, autoconhecimento e marketing pessoal. “O mercado de trabalho busca profissionais com competências, ou seja, com um conjunto, como boa comunicação, conhecimentos práticos da área que está em vista, um bom currículo, etc. Mas não é só isso, a apresentação pessoal também conta muito na empregabilidade. Evite sempre os exageros”, indica.

Para Rossi, que é mestre em Engenharia da Produção, há ainda um ponto tão ou até mais importante que esse para se ter mais chances de conseguir a vaga almejada: “É importante em uma entrevista ser 'você mesmo', mas sem esquecer que 'eu sou isso podendo ser mais'. Portanto seja você mesmo com uma dose de ousadia e tente impressionar”, completa.

Três dicas de ouro

Dica de Network: trabalhe com a meta de realizar pelo menos um contato por dia com pessoas com as quais você não teria necessidade de se corresponder. É importante que tenhamos network, afinal é geralmente a nossa rede de contatos que nos leva a uma indicação. Se você é indicado por alguém para uma vaga suas chances são sempre maiores.

Dica de Autoconhecimento: o autoconhecimento é o ponto mais importante para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho. Melhor do que ler obras de autoajuda é reservar alguns minutos do seu dia para pensar apenas em você, nas suas ações e atitudes. Essa é a melhor forma de entender a si mesmo. Faça isso no banho, no trânsito, no horário de almoço, etc. Com certeza você sentirá a diferença.

Dica de Marketing pessoal: dizem os especialistas que você deve ser tratado como uma marca a ser comercializada. Como uma marca com visual definido e que leva o consumidor a preferi-la entre tantas outras. Você também deverá desenvolver uma imagem “corporativa”, a qual o identificará no meio de tantas outras pessoas. Para isso, procure conhecer pessoas da sua área de interesse e doe-se a um projeto social. Pensar na estética também é importante, ainda que em muitos segmentos ela não seja tão levada em conta. Tudo dependerá, nesse caso, de onde você irá trabalhar.

Procure saber o que o mercado precisa para, assim, se atualizar e se tornar um profissional mais competitivo!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário