Na governança corporativa (GC) de uma empresa familiar, Eduardo já destaca o desafio da sucessão. “Na medida que uma organização familiar avança nos seus negócios, ao mesmo tempo ela se depara com o ingresso dos familiares na empresa. A questão torna-se ainda mais séria quando as novas e antigas gerações interagem no comando fazendo com que assuntos relacionados à gestão e família se confundam”.
O diretor-presiente da JValério se aprofunda ainda mais no tema, apontando que o sistema de GC cria regras que possibilita um melhor alinhamento entre os subsistemas Familiar, Societário e de Gestão, evitando conflitos.
Mas será que a criação de um conselho de família tem (ou deveria ter) ligação direta com a criação de um conselho de administração? Eduardo Valério não vê problemas, mas sinaliza que é importante definir as fronteiras destes dois órgãos, assim como os respectivos papéis. O trabalho deve ser bem feito para que haja, sim, uma integração dentro destes papéis.
E como ficam os herdeiros?
Outro ponto que levanta dúvidas dentro de um sistema de Governança Corporativa é que, se os herdeiros de uma família têm direitos como proprietários, como gerir uma empresa para que isso não seja confundido com direito de gestor?
“Acima de tudo, o que sempre recomendo é que o herdeiro se prepare para ser um bom sócio e que, se eventualmente desejar postular um cargo de gestão, prepare-se para este desafio, mas que tenha em vista que nessa hora ele será avaliado pelas competências e não pela relação consanguínea” explica o especialista.
Sobre Eduardo J. Valério
Eduardo J. Valério é graduado em graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da J. Valério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).
Sobre a JValério
A JValério foi fundada em 1998 e é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros.
A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira que há quase 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da
sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Circulam anualmente pelos seus programas abertos, fechados, de parcerias e de pós-graduação (especialização, MBA e mestrado) cerca de 35 mil executivos de empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte do Brasil e de vários países. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.
A FDC é a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking da Educação Executiva 2014 do jornal inglês Financial Times e o Ranking das Melhores Escolas de Educação Executiva da América Latina 2013, da revista AmericaEconomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário