![]() |
Os dois protótipos foram montados no Câmpus Curitiba da UTFPR |
Tecnologia desenvolvida pela Sustentábil - Sistemas Construtivos Carbono Zero foi lançada em um coquetel para cerca de cem pessoas
O sistema de construção da Sustentábil - Sistemas Construtivos Carbono Zero foi lançado na noite de ontem (quinta-feira, 05), no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Os dois protótipos montados pela empresa, na sede da UTFPR, no Ecoville, foram apresentados a parceiros, investidores, construtoras e profissionais da área, em um coquetel que reuniu cerca de cem pessoas. O evento marca o anúncio ao mercado de um sistema construtivo modular, sustentável e totalmente produzido em fábrica, sem a necessidade dos canteiros de obras convencionais, aumentando a velocidade de entrega e reduzindo custos com mão de obra.
A tecnologia, ecoeficiente, pode ser usada para construir casas a partir de 40 m2, edifícios residenciais ou comerciais de até seis andares e tem aplicações para o poder público, como módulos policiais, creches e postos de saúde. A companhia já divulgou em seu site o portfólio de produtos que serão ofertados, nas linhas Standard, Special, Premium e Projetos Customizados. "Desenvolvemos uma tecnologia que agrega valor para a sociedade, para o meio ambiente e que também aproxima as pessoas", afirmou Cleuton Carrijo, diretor de Marketing e de Sustentabilidade da Sustentábil.
À base de aço, o novo sistema não exige uso de água e nem gera resíduos. Os módulos são produzidos em fábrica e transportados até o local definitivo do imóvel, ou carregados em painéis para a realização da montagem no terreno - o projeto já contempla as partes elétrica e hidráulica. "Quando falamos que tínhamos a ideia de industrializar a construção civil e evitar o uso de água, muitos acharam que era loucura. Esse modelo é uma quebra de paradigma, com diversas aplicações", ressaltou Carlos Alberto da Costa, criador do sistema construtivo e diretor de operações da empresa.
O diretor do Campus Curitiba da UTFPR, Cezar Augusto Romano, considerou o lançamento do novo projeto um marco para os cursos de Engenharia e Arquitetura. A companhia e a instituição firmaram acordo de cooperação técnica até 2015 com o propósito de aprimorar a nova tecnologia. "Esse projeto é uma leitura das demandas da sociedade, mostrando que é possível desenvolver uma construção civil sustentável", diz. "Também marca uma visão futura da UTFPR de tirar os engenheiros e arquitetos de dentro da sala de aula e colocar no canteiro de obras", destaca.
Italo Trombini Neto valorizou a oportunidade de aplicar os conteúdos ensinados em sala de aula e a possibilidade de empreender. "Agradeço à universidade que abriu portas para mim dentro da Engenharia e da própria empresa, acolhendo uma ideia empreendedora que nasceu dentro do câmpus", revela o acadêmico do último ano de Engenharia Civil da UTFPR e Diretor de Novos Negócios da Sustentábil.
Inicialmente, a tecnologia será destinada a construtoras e incorporadoras, com atendimento em cidades com distância de até 300 quilômetros de Curitiba. Todos os modelos ofertados pela Sustentábil - Sistemas Construtivos Carbono Zero podem ser consultados no site www.sustentabil.com. "Estamos em um novo momento mundial em que é preciso inovar constantemente e desenvolver produtos, sistemas e propostas que sejam sempre benéficas para a sociedade", concluiu a presidente do Conselho da Sustentábil, Wilma Leitão Krueger.
Legenda Foto 4: (Da esq para direita) Carlos Alberto da Costa, diretor de operações; Wilma Leitão Kruger, presidente do Conselho; Italo Trombini Neto, diretor de Novos Negócios; e Cleuton Carrijo, diretor de Marketing e de Sustentabilidade.
Sobre a Sustentábil - Sistemas Construtivos Carbono Zero
A empresa trabalha com a industrialização da construção civil por meio de uma nova tecnologia construtiva carbono zero, que não gera resíduos e permite o aumento da produtividade, em escala, sem impacto ambiental e a preservação de recursos naturais para esta e as futuras gerações. O objetivo é produzir edificações inovadoras e ecoeficientes. O portfólio de produtos pode ser consultado pelo site www.sustentabil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário