quinta-feira, 30 de outubro de 2014
Planejamento estratégico é a chave para a profissionalização de uma empresa
Não existe fórmula milagrosa para o sucesso de uma empresa a não ser muito trabalho aliado com planejamento estratégico. Sem essa “arma”, uma pequena dificuldade no cotidiano pode ser um tormento tão grande que pode comprometer todo o esforço.
Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, aponta quais são estes impactos gerados com a implementação do planejamento estratégico: “É uma poderosa ferramenta para nortear o crescimento de uma organização. É neste planejamento que estão alocadas todas as análises de oportunidades que foram identificadas para o crescimento da empresa. Serve também para saber como ela está, ou estará, se preparando para estas conquista e, evidentemente, para saber quais são os riscos envolvidos”.
Eduardo Valério acredita que uma empresa pode sim colher alguns benefícios sem ter um bom planejamento para o seu crescimento, entretanto o sucesso só acontecerá apenas na medida da sua implantação - que é a etapa mais desafiadora.
Boa liderança garante eficácia e eficiência
A concepção e a implementação deste planejamento é de responsabilidade da alta gerência da empresa ( seus diretores e gerentes), assim como a disseminação e todo o controle. Eduardo Valério entende que o sucesso na implantação está diretamente conectado com três pilares:
- comunicação;
- motivação e
- engajamento.
Para o sucesso de um planejamento estratégico, Eduardo Valério afirma que tudo deve ser desenvolvido para promover o crescimento da empresa, potencializando os aspectos positivos da sua gestão através da otimização e da melhoria dos principais processos. O especialista é enfático ao afirmar que criar todo este processo e negligência-la ao longo do tempo é um erro fatal.
Um exemplo de planejamento
Michelle Martins Pinto, gestora de marketing da Magnetron, é um caso de como o planejamento estratégico rende frutos positivos. De acordo com Michele, a empresa passou por um período de adaptação de gestão: “Eram novos tempos, novos rumos, novos desafios, maior nível de profissionalização e com o marketing não foi diferente".
O grande movimento do mercado, com novos players, um ritmo acelerado de crescimento e a adoção da ‘atitude de líder’ não era apenas um discurso no vazio, mas uma necessidade: "para encontrar o rumo diante destes novos desafios, contamos com uma equipe muito competente e dentre as medidas adotadas pela nova gestão estava a busca de uma parceria com um olhar fresco e provocador, vindo do mercado, por executivos que passavam por outras empresas e que podiam ver o nosso negócio com mais distanciamento, encontramos a JValério/FDC” .
Não deixar que a empresa se perca em um movimento de mudanças pode tornar-se diferencial. Para tanto, a atualização constante com cursos e encontros com outros empresários é um dos bons caminhos a serem seguidos para um planejamento de sucesso.
Sobre Eduardo J. Valério
Eduardo J. Valério é graduado em graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da J. Valério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).
Sobre a JValério
A JValério foi fundada em 1998 e é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros.
A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira que há quase 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Circulam anualmente pelos seus programas abertos, fechados, de parcerias e de pós-graduação (especialização, MBA e mestrado) cerca de 35 mil executivos de empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte do Brasil e de vários países. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.
A FDC é a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking da Educação Executiva 2014 do jornal inglês Financial Times e o Ranking das Melhores Escolas de Educação Executiva da América Latina 2013, da revista AmericaEconomia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário