segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Vestindo a camisa


Para se diferenciar no mercado, empresas apostam em uniformes exclusivos e personalizados



Ele é o cartão de visitas de uma empresa. Antes utilizado apenas para padronizar os funcionários, os uniformes se tornaram grandes aliados para posicionar uma marca no mercado. “Através do fashion branding utilizamos a moda e o design para comunicar os valores e a identidade de uma empresa. Como quem veste o uniforme representa o local que trabalha, essa preocupação demonstra o cuidado com a marca e pode atrelar a ela diversos conceitos”, explica o designer Roberto Arad.

Os desenhos clássicos e atemporais que são marca registrada da Arad Tailored Jeans também fazem parte dos uniformes criados por Arad, que já assinou peças para o restaurante Zea Maïs, as concessionárias Volkswagen Germânia e Luson e o Dom Bosco. “Fizemos várias ações para modernizar o colégio e uma delas foi atualizar o uniforme, contratando um designer de prestígio para tal. Pesquisas indicavam que os alunos tinham verdadeiro horror em usar o uniforme - na época, feio e confeccionado por várias pequenas empresas terceirizadas. O Arad fez um trabalho minucioso, pesquisou tipos de uniformes escolares em todo o mundo e resolveu de uma forma simples e chique a questão. As mães ficaram maravilhadas e diziam: ‘Meu filho vai para a escola vestindo um Roberto Arad”. O designer foi muito consistente em suas ideias e conceitos e os estudantes até hoje utilizam as peças assinadas por ele”, conta o consultor de marketing Eloi Zanetti, que em 2008 participou do projeto que revitalizou a marca do Dom Bosco.

Todas as peças têm uma história e diversos significados por trás de suas criações. A modelagem, os materiais, as cores e até mesmo os pequenos detalhes são selecionados de acordo com os valores, a cultura, a identidade visual e aquilo que a empresa quer transmitir para o mercado e seus consumidores. “Inovação e criatividade são ingredientes fundamentais para quem deseja se destacar. E os uniformes estabelecem um vínculo com o cliente e transmitem a ideia de que, o mesmo cuidado que a empresa teve com as roupas, ela vai ter com seus produtos, serviços e atendimento”, diz Arad.

Em seu mais recente projeto, desenvolvido para a Los Paleteros, o designer criou uma coleção de 14 itens – femininos e masculinos – para os atendentes da paleteria. O processo passa por diversas fases, desde o briefing, conversas com o cliente, análise dos concorrentes e muita pesquisa, até chegar à confecção das peças. “É um trabalho que exige criatividade e o uso de diversos recursos, desde ferramentas de semiótica às mais recentes tecnologias disponíveis. Neste caso, levamos dois meses para chegar a um design que representasse o DNA da marca, seus valores e os conceitos de qualidade e higiene solicitados pelos empresários”. Tudo para transformar a venda em uma experiência única e ainda mais especial.

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