quarta-feira, 15 de julho de 2015

Bons pratos sobre rodas

Combinação entre food truck e contêiner traz proposta de gastronomia itinerante

Sucesso em diversas cidades do país, o food truck chega a Curitiba com uma proposta de oferecer diversas opções de pratos preparados em caminhões adaptados. Com a regulamentação, os empresários buscam soluções para se adaptar às exigências e ao novo modelo de negócios.

Henrique Justus, diretor da Associação Paranaense de Food Trucks e proprietário do My Way Food Truck, explica que o conceito desse sistema é a mobilidade. Vale lembrar que pela lei, além do espaço onde serão servidos os pratos, os estabelecimentos também precisam contar com uma cozinha em um endereço fixo, onde serão preparados os ingredientes que irão compor as iguarias oferecidas pelos caminhões. Essas cozinhas também serão fiscalizadas regularmente pela vigilância sanitária para garantir que os alimentos servidos estejam em condições adequadas para o comércio, por isso a exigência de uma base com endereço fixo.

Pensando nesse nicho de mercado o empresário Perci Hultmann, da Total Storage Brasil, passou a oferecer a venda de contêineres pré-adaptados para servir tanto como uma casa, quanto uma cozinha industrial. “Além de ser uma construção sustentável, já que estamos tirando da natureza um material que seria descartado, a construção de um espaço desse porte torna-se economicamente atrativa, visto que o prazo para execução do projeto é menor do que uma obra em alvenaria e ele ainda permite a mobilidade total do contêiner no caso de uma mudança”, salienta Perci.

Foi justamente essa possibilidade que chamou a atenção de Henrique para montar a cozinha do My Way em um contêiner. “A ideia do food truck é ter uma empresa 100% itinerante. Com a cozinha contêiner podemos passar um mês em outra cidade, por exemplo, com toda a estrutura que temos na casa, principalmente a câmara fria, que por ser um contêiner refrigerado, o custo ficou muito mais acessível”, acrescenta Justus.

A preocupação com o processo de construção também precisa ser pensado a longo prazo. Nos casos em que o terreno é alugado, a facilidade de mudança é um ponto positivo, pois é possível levar o contêiner junto, enquanto que com a construção em alvenaria, a obra ficaria para o proprietário do terreno. Além disso, Perci ressalta que se levar em conta os custos de uma construção iniciada do zero, as obras com o contêiner são relativamente mais vantajosas, tornando-se mais atrativa para os empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário