quarta-feira, 8 de julho de 2015

Hospital de Curitiba recebe nova certificação internacional de excelência

Hospital VITA Curitiba (Crédito:Rafael Danielewicz/Central Press)

Metodologia QMentum avalia critérios que envolvem a segurança assistencial


O VITA Curitiba acaba de receber um novo Certificado de Acreditação Internacional Canadense, agora pela metodologia QMentum, que avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. O instrumento, que tem um caráter educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial, assegura aos profissionais e usuários a qualidade dos processos do hospital.

O VITA Curitiba, que presta serviços há 19 anos, foi o primeiro hospital brasileiro a obter este selo internacional, em 2008, conferido pela Canadian Council on Health Services Accreditation (CCHSA). Desde então, é reavaliado todos os anos para manter a certificação. Segundo o coordenador do Escritório da Qualidade do Hospital VITA, Alexandre Raicherth, a análise feita este ano utilizou uma metodologia nova, a QMentum International, uma evolução da gestão da qualidade assistencial. Que traz ainda mais segurança para pacientes e colaboradores. "A metodologia avaliou todos os critérios que envolvem segurança assistencial ao paciente, desde a internação até a alta. Além de entrevistar os gestores, como é de praxe, os representantes da instituição canadense conversaram também com colabores e pacientes. Desta forma, puderam aprofundar e verificar os resultados na prática", destaca Raicherth.

De acordo com ele, todos os itens em questão cumpriram as determinações da QMentum e o Hospital foi aprovado com excelência. "Isso é resultado de um trabalho integrado de todas as áreas do VITA Curitiba. Toda a equipe está de parabéns pela conquista, que é exclusividade de pouquíssimos hospitais brasileiros", destaca o coordenador - lembrando que apenas 31 hospitais brasileiros conquistaram a certificação até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário