sexta-feira, 24 de julho de 2015

Obras da Compagas na Lapa e em São Mateus do Sul têm início previsto para 2016

Para a execução do projeto nos municípios a companhia investirá cerca de R$ 230 milhões até 2019

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) vai destinar cerca de R$ 230 milhões até 2019 para a execução do projeto que levará gás natural a Lapa e São Mateus do Sul, a partir da ampliação da rede de distribuição em Araucária. O início das obras está previsto para 2016. Serão 80 km de rede até o município da Lapa e mais 82 km até São Mateus, totalizando 162 km. Levar o gás natural a cada vez mais cidades do Paraná faz parte de uma parceira estratégica entre a companhia e o Estado para promover o desenvolvimento. Para a Compagas, a construção de novos ramais de gás em diferentes regiões do Paraná é um elemento atrativo para que mais empresas invistam nesses locais, impulsionando o crescimento econômico e social dos municípios.

As redes de distribuição de gás na Lapa e em São Mateus do Sul vão atender, inicialmente, os segmentos industrial e veicular. O projeto prevê uma linha tronco com capacidade para atender as indústrias existentes nesses municípios. Por ser um combustível com diversas vantagens ambientais e financeiras, a expectativa é que a competitividade do setor seja elevada. Postos de combustíveis também poderão ser atendidos para comercialização do Gás Natural Veicular (GNV) na região.

Atendendo atualmente a 14 cidades do Paraná, a meta da Compagas é que, até 2020, mais de 20 municípios paranaenses sejam atendidos pela rede de gás natural, e as cidades da Lapa e São Mateus do Sul são parte desse projeto de interiorização da companhia.

Gás em São Mateus do Sul

O gás natural já está presente em São Mateus do Sul, mesmo que as obras ainda nem tenham começado, através do sistema de gás natural comprimido (GNC). Nesta tecnologia, o gás natural é armazenado em conjuntos de cilindros por meio de compressores especiais, que são transportados até os pontos de consumo em carretas e caminhões. Ao chegar ao local de consumo, o conjunto de cilindros é descarregado e conectado a uma estação de descompressão e regulagem, possibilitando, o consumo final. Tal processo é contínuo para garantir o fornecimento ininterrupto do gás natural.

Uma das principais vantagens do gás natural comprimido é a criação de novos mercados de consumo em localidades não atendidas por redes de distribuição, possibilitando a utilização do gás natural em substituição a outros combustíveis. O projeto de atendimento a São Mateus do Sul é uma das constatações desta vantagem, uma vez que o gás natural chegou à região antes mesmo da rede, criando um polo de consumo para o combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário