terça-feira, 3 de novembro de 2015

Vem aí o 8º Festival de Cinema da Lapa




Uma das principais celebrações do cinema brasileiro será realizada de 17 a 21 de novembro, na histórica cidade da Lapa (PR)

Entre os dias 17 e 21 de novembro, será realizado o tradicional Festival de Cinema da Lapa, na histórica cidade paranaense localizada na região metropolitana de Curitiba. Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e pelo Instituto Borges da Silveira, através do Ministério da Cultura, o evento chega à sua oitava edição como uma das principais celebrações do cinema brasileiro, e reúne anualmente grandes referências do cenário audiovisual do país.

Dentro do festival, serão realizadas ao longo do dia mostras de filmes, oficinas e debates. Apresentando diversas mostras especiais, que vão exibir longas, médias e curtas-metragens de ficção, documentários, filmes infantis e obras desenvolvidas por meio do celular, o Festival de Cinema da Lapa vai exibir gratuitamente mais de 50 filmes em espaços montados no centro da cidade, com destaque para uma grandiosa estrutura climatizada armada ao lado do Theatro São João.

A Mostra Competitiva, grande destaque do festival, que terá prêmios divididos em 13 categorias, entre elas Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Filme, contará com a participação dos filmes “Romance Policial” (dia 18, às 20h), de Jorge Durán; “Travessias” (dia 19, às 20h), de Salete Machado; “Muitos Homens Num Só” (dia 20, às 20h), de Mini Kerti; e “Cormorant” (dia 21, às 18h), de Beto Carminatti. Os filmes serão o ponto alto da mais tradicional festa do cinema no Estado do Paraná. "O Festival de Cinema da Lapa 2015 terá um alto nível, consolidando sua importância no cenário nacional. A Mostra Competitiva, por exemplo, trará para a Lapa filmes que têm se destacado nos principais festivais brasileiros e uma obra em estreia nacional”, detalha Maria Inês Borges da Silveira, presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa.

Outro grande destaque do festival ficará por conta da Mostra Hors Concours, que vai exibir diariamente curtas-metragens paranaenses de destaque, premiados e selecionados em festivais no Brasil e no exterior. Na programação estão filmes como "Renascer", de Leandro Cordeiro; "Tereza", de Maurício Baggio; "Bacharéis da Gaita – A História da Orquestra Harmônicas de Curitiba", de José Eduardo Pereira; "Ciclo 7x1", de Gil Baroni; e "A escola de ensino fenomenal", de Nélio Spréa e Levi Brandão.

Sessão da Meia Noite

Na madrugada de sexta (20) para sábado (21), o Festival de Cinema da Lapa vai promover a Sessão da Meia Noite, com uma inédita exibição de filmes de terror. Farão parte da mostra os filmes "Tarântula", de Aly Muritiba e Marja Calafange, exibido no Festival de Veneza; e "Condado Macabro", de Marcos de Brito, grande vencedor do Festival Fantaspoa 2015.

“Queremos que o Festival seja extremamente atrativo para os jovens. Além de nossa programação já tradicional, resolvemos trazer para a cidade a Sessão da Meia Noite, que vai exibir dois filmes de terror, um dos gêneros favoritos dessa faixa etária, que estão fazendo muito sucesso em todo o país”, completa Rudolfo Auffinger, um dos organizadores do Festival.

A programação oficial do 8º Festival de Cinema da Lapa será realizada em uma tenda climatizada montada ao lado do Theatro São João, no centro da cidade da Lapa. Para conhecer todos os detalhes do festival, com o cronograma completo do evento, acesse os sites www.ihclapa.com.br e www.festivaldecinemadalapa.com.brou a página oficial no Facebook (www.facebook.com/festivaldalapa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário