terça-feira, 29 de março de 2016

Ruas são homenageadas nos 323 anos de Curitiba




Gazeta do Povo e Tribuna preparam especial multimídia para o aniversário da capital paranaense

Curitiba completa seus 323 anos e as ruas da cidade ganham uma homenagem. A Gazeta do Povo e a Tribuna vão trazer curiosidades, personagens, características e peculiaridades de ruas da capital paranaense. O especial multimídia dos jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), que tem o patrocínio da Tecnisa e conta com mapa interativo, vídeos e guia impresso, está disponível hoje, dia 29.

A Gazeta do Povo apresenta o especial ‘Curitiba 323 anos – a história contada pelas ruas’, que seleciona 30 personalidades que se destacaram nas mais diversas áreas e que contribuíram, de uma forma ou outra, para o desenvolvimento e a consolidação do município e, consequentemente, do território paranaense.

Divididos por períodos históricos, essas 30 personalidades são apresentadas aos leitores por meio de minibiografias e ainda ilustradas por fotos antigas de algumas vias, coletadas com a ajuda do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Casa da Memória de Curitiba. O objetivo, segundo o editor Diego Antonelli, é contribuir para que a história da cidade permaneça na memória das pessoas e que isso contribua para o desenvolvimento da sociedade.

O conteúdo do guia impresso está disponível num mapa interativo no site da Gazeta do Povo. As ruas escolhidas estão em destaque no mapa e divididas pelos períodos históricos em que viveram essas personalidades – Colônia, Império e República. Ainda em comemoração ao aniversário da cidade, a Gazeta do Povo em parceria com o Sicredi, Secretaria de Lazer e Turismo e o projeto Inclusão + Bici realizam por essas ruas um passeio ciclístico exclusivo para deficientes em bicicletas adaptadas no dia 3 abril.

Bairros em destaque

Para homenagear a cidade, a Tribuna escolheu quatro ruas importantes para os bairros, uma em cada região da cidade: Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã; Avenida Vereador Toaldo Túlio, em Santa Felicidade; Rua João Bettega, que vai do Portão à Cidade Industrial de Curitiba; e Rua Izaac Ferreira da Cruz. Para contar a história dessas vias e como se desenvolveram ao longo dos anos, o coordenador de redação da Tribuna, Olavo Pesch, conta que a equipe conversou com moradores e comerciantes antigos, alguns descendentes dos homenageados no nome da rua. “É o caso do empresário Armando Túlio, primo-irmão do político, que relembrou as procissões religiosas e as competições de bicicleta realizadas na avenida”.

Além dessas quatro ruas principais, o jornal aborda os apelidos de oito ruas espalhadas pela cidade, muitas delas temáticas, como a Rua do Cachorro-quente (Rua Holanda, no bairro Boa Vista), ou com alguma característica peculiar, como os chorões da Rua Fernando Moreira, por exemplo. Além do guia impresso, o conteúdo está disponível online emwww.cacadoresdenoticias.com.br, com vídeos e fotos das reportagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário