segunda-feira, 25 de julho de 2016

Construção de piscinas: agora é a hora



Tempo mais seco é um dos fatores que ajudam, mas, antes de iniciar a obra, algumas questões devem ser avaliadas

Você sabia que o inverno é a época ideal para a construção de piscinas nas regiões sul e sudeste do Brasil? Isso se deve ao fato de que o tempo mais frio costuma também ser mais seco, o que facilita a obra, normalmente externa. Além disso, iniciando na estação fria, quando o calor chegar a piscina estará pronta para o uso. Está pensando em construir uma na sua residência? Élio Dainer Schneider, diretor da Igarapé Piscinas, esclarece as dúvidas mais comuns sobre o assunto:

1. Quanto tempo em média se leva para construir uma piscina?

Tudo depende do tamanho da piscina a ser construída e das condições da obra, mas a média é 45 dias trabalhados ou dois meses corridos. Antes de iniciar uma construção é necessária a realização de um estudo do solo. Com esse estudo são definidos o tempo e o custo de obra e as possibilidades do projeto.

2. Como escolho o material de construção da piscina?

O material para a construção da piscina deve ser escolhido levando-se em conta uma série de fatores, como o espaço disponível, quanto se deseja gastar, o gosto pessoal e a arquitetura da residência. Cada material tem um custo de obra. A piscina de concreto, por exemplo, costuma ser mais cara na construção, pois tem processo construtivo mais complexo e com utilização de mais materiais. Porém, tem também maior vida útil, ou seja, tem melhor custo benefício em longo prazo.

3. Minha casa já está construída no terreno. A obra da piscina é perigosa para ela?

Antes de iniciar qualquer orçamento é necessária uma vistoria ao local para verificar dados como o tipo de terreno e a construção pré-existente. Quem constrói nunca pode colocar em risco uma construção já existente, por isso é importante contratar empresas com experiência e conhecimento necessários para evitar a ocorrência de problemas durante a obra.

4. A piscina da minha residência pode ter o formato que eu quiser?

Sim. Nas modalidades de concreto e vinil é possível fazer formatos dos mais diversos e personalizados.

5. Com relação ao tamanho ideal, como definir?

O tamanho tem muito mais relação com o espaço disponível no quintal do que com a necessidade, em si. Porém, dependendo do que a pessoa deseja para a piscina (nadar, lazer, esportes aquáticos, descanso ou terapias, por exemplo), a empresa contratada poderá sugerir tamanhos e formatos mais adequados. O custo também deve ser levado em consideração, pois quanto maior, mais cara a piscina.

6. É necessário contratar um arquiteto ou paisagista para projetar a piscina?

Não necessariamente. A Igarapé Piscinas, além de construir piscinas, também realiza projetos de acordo com as necessidades e possibilidades de cada cliente. Porém, caso o cliente deseje, um arquiteto ou paisagista pode ser contratado.

7. Com relação à manutenção da água da piscina, como escolher o sistema a ser instalado?

Hoje o mercado está bem versátil. Existem tratamentos convencionais, como o cloro granulado aplicado manualmente. Existem também tratamentos alternativos. Os mais conhecidos são gerador de cloro à base de sal, ozônio, ionização à base de cobre e prata e ultravioleta. Para escolher, deve-se levar em conta o custo, os benefícios e a necessidade. Quem deseja mais praticidade, indicamos sempre os sistemas automatizados.

8. E quanto aos sistemas de aquecimento?

Existem três mais comuns hoje em dia: solar, a gás e elétrico. Para escolher, também é preciso levar em conta o custo, os benefícios e como pretende utilizar. O aquecimento solar é o que mais indicamos porque é econômico, porém, ele requer disponibilidade para ser instalado em um telhado, preferencialmente face norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário