segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Dia Mundial da Diabetes



10 informações que você precisa saber sobre a doença com sintomas iniciais silenciosos e consequências fatais

Esta segunda-feira, dia 14 de novembro, é dia de alerta. A data foi batizada como o Dia Mundial da Diabetes e tem o objetivo de lembrar algumas ações e fatores de pré-disposição que não devem e nem podem ser ignorados. Segundo o endocrinologista da Clínica Clip, Gustavo Dissenha, ainda há muita confusão sobre o diabetes, suas causas, consequências, diagnóstico e tratamento. Confira abaixo 10 informações que você precisa saber sobre o assunto:

1 - O Diabetes tipo 1 pode acometer pessoas em qualquer faixa etária, porém é mais comum em pessoas jovens e crianças.

2 - O Diabetes tipo 1 NÃO tem relação com falta de atividade física e obesidade. Sintomas como: perda de peso, cansaço, sede e aumento do volume urinário ocorrem nos primeiros estágios da doença e o tratamento requer o uso precoce de insulina.

3 – O Diabetes tipo 2 é uma doença que se instala de maneira silenciosa. É comum que pessoas com esse tipo de diabetes não tenham sintomas no início da doença.

4 - Pessoas que possuem fatores de risco para o diabetes tipo 2 devem procurar um médico para fazer exames de rastreio.

5 – Os principais fatores de risco para Diabetes tipo 2 São: sobrepeso, obesidade, falta de atividade física regular e histórico de diabetes na família.

6 - Pessoas com diabetes tipo 2 devem ser tratadas precocemente, na fase em que ainda não há sintomas, para evitar consequências como: infarto, avc, insuficiência renal, problemas na retina, entre outros.

7 - O controle da pressão arterial, colesterol alto e do tabagismo são fundamentais para diminuir os riscos associados ao diabetes.

8 - O diagnóstico de diabetes é possível através de três exames: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e teste oral de tolerância à glicose.

9 – Existe também a pré-diabetes, que é quando os níveis de açúcar (glicemia) estão começando a ficar elevados, e os níveis de insulina também. Geralmente, nestes casos, a orientação é no sentido de mudar hábitos de vida para ter alimentação mais saudável e fazer exercícios físicos.

10 – O diagnóstico precoce é muito importante! Faça exames periodicamente.

Ação de conscientização

Para conversar mais e melhor com a população sobre o assunto, uma equipe da clínica Clip vai estar na unidade móvel nos dias 25 e 26, em frente ao hipermercado Carrefour Champagnat. Quem passar por lá, das 9h às 17h vai poder fazer medição de sinais vitais e exame de glicemia gratuitos. Além disso, a equipe estará dando informações e folheto explicativo sobre o diabetes.

Clip - Clínica para todos

A CLIP atua em 17 especialidades da área médica – dentre elas a ginecologia - e quase 10 tipos de exames. Na prática, os preços de consultas e exames praticados na CLIP são, em média, menores que a metade do valor de particulares. Além disso, não há mensalidade ou qualquer tipo de vínculo. Os atendimentos são realizados mediante agendamento pelo site, telefone ou pessoalmente. Em média, a demora para conseguir uma consulta ou exame não ultrapassa uma semana.

São duas unidades em Curitiba e uma em Maringá. “A ideia é proporcionar para a população uma opção de saúde que vá de encontro com as suas condições, ou seja, que seja ágil e ao mesmo tempo, tenha preços acessíveis”, comenta Thiago Madureira, um dos sócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário