terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Tecnologia a serviço da saúde



Hospital Erasto Gaertner inaugura novo prédio do Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner
A realização faz parte do Plano Diretor do HEG, que planeja a expansão da instituição durante os próximos 15 anos

A direção do Hospital Erasto Gaertner inaugurou, na manhã desta segunda-feira (20), a nova sede do Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (IBEG). O IBEG, que desenvolve tecnologias e produtos de saúde para instituições de todo o país, ganhou um prédio exclusivo, com 1.100 m2, para ampliar seus trabalhos. Fundado em 1985, o departamento conta atualmente com equipe própria de pesquisadores e de colaboradores e é o único fabricante nacional de cateter totalmente implantável e 100% titânio, mais seguro e eficiente para o manuseio em pacientes oncológicos.
O projeto arquitetônico do novo Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner foi desenvolvido voluntariamente pela arquiteta Cristianne Gehlen, com espaços totalmente pensados de acordo com as necessidades dos trabalhos realizados pelo IBEG. As arquitetas Ana Letícia Andrade e Carolina Falavinha, da Une Arquitetura e Design, também foram voluntárias com a doação do projeto de todo o mobiliário. Já as placas de sinalização interna foram doadas pela Gráfica IGF e as obras de arte que enfeitam a recepção do prédio foram cedidas pelo artista Ricardo Oda.
Graças a um convênio firmado, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) teve papel essencial na construção da nova sede do IBEG. ''Em nome do secretário João Carlos, gostaria de agradecer e parabenizar toda a comunidade do Hospital Erasto Gaertner (diretoria, médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores) pelo empenho e pela dedicação com que realizam o atendimento à população. Gostaria de agradecer também, em nome dos paranaenses, o empenho para viabilizar essa obra em parceria com o Governo do Estado e entregar ao IBEG seu novo espaço, abrigando não só equipamentos, mas principalmente, seus pesquisadores e colaboradores com muito conforto, o que possibilitará, com certeza, o aumento da qualidade das pesquisas e inovação para a produção dos materiais”, declara Luiz Cézar Kawano, coordenador geral da SETI.
Durante a cerimônia de formalização de entrega da nova sede do IBEG, a direção do Hospital Erasto Gaertner homenageou também a doadora de recursos Gilda Bordellon (in memoriam) com uma placa fixada na recepção do novo prédio. Após enfrentar bravamente o câncer, ela destinou importantes recursos para a finalização das obras de construção do IBEG e será para sempre lembrada por sua atitude altruísta.
“Comemoramos agora o início de uma nova fase na história do Erasto Gaertner com a inauguração do novo espaço do Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner. Certamente, com uma área dedicada e modernizada, poderemos ampliar pesquisa e desenvolvimento em prol de novas tecnologias que beneficiam o tratamento do câncer não só no Paraná, mas também para todo o Brasil. Importante destacar que sem a sociedade organizada e sem o apoio que recebemos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), nada disso seria possível”, afirma Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner.

Sobre o IBEG
A partir de uma necessidade percebida pelos profissionais da saúde, foi criado, em 1985, o Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner. Nesta época, as cirurgias oncológicas eram mais invasivas, o que muitas vezes resultava em mutilações. Surgia, então, o ambiente propício para o funcionamento de uma fábrica de próteses dentro do Hospital Erasto Gaertner.
O IBEG, com a missão de oferecer soluções em bioengenharia, visando sempre à qualidade de vida, foi idealizado para o desenvolvimento e para a fabricação de próteses ortopédicas, bucomaxilofaciais, cateteres venosos e materiais de uso hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário