terça-feira, 21 de março de 2017

Abração em Ação





Projeto cultural traz função social junto a população e comunidade artística

No próximo domingo, dia 26, acontece a primeira de uma série de apresentações gratuitas e outras experiências teatrais do Projeto ABRAÇÃO EM AÇÃO, desenvolvido pela AACA, Associação Abração Círculo das Artes, em parceria com a Cia. do Abração.
Há 16 anos, a Cia do Abração mantém o seu espaço cultural, localizado no bairro do Bacacheri, alicerçada na CULTURA DE GRUPO, como alternativa de resistência e esta define seu modelo de organização e geração de poéticas: identificado ao teatro de grupo, como filosofia e como estratégia de sobrevivência.
A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães comenta sobre a atual conjuntura em que a prática teatral perdeu significativamente seu caráter ritualístico e passou a vigorar a lógica da mercadoria. “Um mercado praticamente exíguo, mais do que nunca se faz necessário este espaço de resistência e de reflexão, em permanente busca da estabilidade grupal”.
A diretora acrescenta que o PROJETO ABRAÇÃO EM AÇÃO, desenvolvido pela AACA - Associação Abração Círculo das Artes, viabiliza este sonho. “A necessidade vital de manter um trabalho de excelência, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, PROFICE e COPEL, que incentivando, cumprem não só o importante papel de copartícipes, socialmente responsáveis e solidários à causa da arte e cultura, mas acima de tudo, reconhecendo a importância do espaço da CIA. DO ABRAÇÃO e suas produções culturais. O apoio a um projeto de longo prazo, com organização de práticas pedagógicas identificadas ao propósito do grupo perante a sociedade e assim ofertando caminhos alternativos das lógicas hegemônicas”, diz Letícia Guimarães.
O projeto prevê apresentações teatrais gratuitas, direcionadas a crianças de todas as idades, ao longo do ano, além de oferecer 10 BOLSAS DE ENSINO DE TEATRO GRATUITAS, para crianças, jovens e adultos que comprovem situação de risco ou estado de pobreza e 03 bolsas gratuitas para atores profissionais nas oficinas de aprimoramento técnico do grupo.
A primeira apresentação teatral acontece na Sala Raul Cruz - sede da Cia. do Abração, no dia 26 de março, às 16h, com o espetáculo premiado SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO. Entrada franca.

SINOPSE
SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
Quatro velhinhos, contadores de estórias, que neste momento se encontram a serviço do Sr. Milkshakespeare, utilizam-se de objetos para contar a estória dos encontros e desencontros de dois casais. Desta forma, brincando de faz-de-conta com simples objetos do cotidiano, captando o mundo da criança que naturalmente os utiliza para criar o seu próprio imaginário, nossos contadores pretendem reavivar nos adultos a maneira de ver o mundo com os olhos da criança. Assim, os personagens da estória original são representados por objetos do cotidiano. Um par de sapatos altos se transforma na heroína do dramaturgo inglês e um talco para os pés, o seu amado. Já os doces velhinhos contadores da estória são vividos pelos atores.
Nesta versão, os reis da floresta, responsáveis pelo equilíbrio e harmonia natural, brigam, não pelo seu pajem (como na estória original), mas pela posse do Livro dos Sonhos que, a nosso ver, pertence a todos. Assim, sublinhamos a ideia de que quando a natureza entra em desarmonia, todos, que neste mundo vivem, brigam e se desarmonizam. Além disto, é proposta uma reflexão sobre o ciclo da vida, a infância e a velhice. O espetáculo foi o mais premiado pelo Troféu Gralha Azul – Prêmio Governador do Estado em 2002. Esteve também no Festival Nacional do Recife, considerado o melhor espetáculo dentro do evento. Já foi apresentado em diversos estados e festivais, inclusive no Festival Internacional Três Fronteiras na Argentina.

Abração em Ação: https://drive.google.com/file/d/0BwlqpH7fDKRYbkw1S0hGd0lmX1U/view
VIDEO www.youtube.com/watch?v=PL0lf1IGjv8
BLOG: www.sonhoabracao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário