quarta-feira, 3 de maio de 2017

“5 homens e um segredo' traz o tema da masculinidade para o palco”.





Desde o início dos tempos uma pergunta assombra os homens: "tamanho é documento?" Para pânico geral da nação masculina, a resposta ainda parece ser sim.

Ambientada no Rio de Janeiro de hoje, a peça é um retrato contundente de como o ser humano e a própria sociedade definem a masculinidade. Para os personagens José Carlos, Luiz Orlando, Jorge Alberto e Ricardo, o tamanho importa e muito. Não à toa, esse pequeno grupo se encontra todas as quartas à noite, no porão de uma igreja católica, em uma reunião de autoajuda para indivíduos com pênis pequeno. Esta característica em comum é o foco de suas lamentações semanais, atestando que o assunto ainda é um tabu e assombra os homens, que se sentem diminuídos em sua força e virilidade.

O grupo foi organizado por um padre e tem três frequentadores assíduos. Uma noite, porém, um novo integrante (Mário) se junta aos demais e os leva a se questionarem sobre as relações do grupo e sobre seus próprios medos e fantasmas. À medida que esses homens se abrem, segredos são revelados e vêm à tona questões sobre identidade, masculinidade, sexo, relacionamentos e status social, em uma jornada que pode redefinir suas vidas.

O tema é universal e se mantém cada vez mais atual.

"The irish curse" estreou em 2005, no New York International Fringe Festival, sendo agraciada com o Prêmio de Melhor Dramaturgia. Também foi montada em 2006, no Edinburgh Theatre Festival, e, em 2007, no Dublin Gay International Theatre Festival, sendo uma das cinco finalistas para o Oscar Wilde Best New Writing. Em 2010, a comédia entrou em cartaz no circuito Off-Broadway e já percorreu os Estados Unidos, além de ter montagens em Londres e, até mesmo, na Eslováquia.


Elenco:

Edwin Luisi / Roberto Pirillo / Carlos Bonow / Iran Malfitano / Cláudio Andrade

Ficha Técnica:

Versão Brasileira:
Aloisio de Abreu

Direção:
Alexandre Reinecke

Produção Executiva:
Joaquim Vidal

Produtor de Parcerias SP e Produtor de Tournée SP
Gerardo Franco

Apoio de Produção Local (Curitiba)
Gilberto Zangrande

Divulgação
Xandy Novaski

Créditos das Fotos:
(com legenda) Carlos Rodrigues
(sem legenda) Guido Giacomazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário