quinta-feira, 25 de maio de 2017

Closet: tudo o que você precisa saber antes da mandar fazer o seu



Com diferentes características, de acordo com o perfil e espaço de cada um, móvel exige atenção na hora de transformar esse desejo em realidade
Ter um closet para guardar roupas, calçados e acessórios e ficar com tudo organizado e bem distribuído é o desejo de muita gente. Visto como sinônimo de luxo em um passado não muito distante, hoje esse é um espaço que pode ser adquirido com valores mais acessíveis. Cada vez mais popular, vale prestar atenção em algumas dicas, que podem ajudar tanto quem tem um grande ambiente para ele, quanto para residências com espaços mais reduzidos.
O closet perfeito é aquele que atende as necessidades de quem vai utilizar, portanto é sempre recomendável contratar um arquiteto ou designer, o qual irá orientar o cliente em todos os quesitos. “É preciso se atentar para as medidas, o estilo, as coisas que serão guardadas e o espaço que cada um disponibiliza.”, afirma o arquiteto da Evoque Ambientes Personalizados, Renan Felipe Maran.
“Para um closet ergonômico e condizente com as necessidades, primeiramente precisamos saber que tipo de uso terá o armário, se para roupas longas, roupas curtas, camisas, calças, toalhas, entre outros. Também verificamos, por exemplo, a estatura do cliente, para que saibamos as alturas dos cabides e outros detalhes”, comenta Maran.
O arquiteto conta que são vários os estilos de closet, os quais podem ser abertos ou fechados, com ilha, com puffs, com penteadeira, entre outras particularidades. “O móvel pode ter portas ou ser aberto, dependendo de cada cliente. Porém, o que indico é que, quando no closet houver janela, se coloque portas para evitar poeira e luz solar, a qual pode desbotar as roupas. Caso a preocupação seja com o espaço, recomendo portas de correr”, aconselha.
Ao contrário do que alguns pensam, pequenos espaços não são um impeditivo para quem gostaria de ter um closet em casa. “Nesse caso, uma dica seria utilizar um cômodo para se montar o móvel, ou contratar um profissional para modificar o interior da residência e adequá-la a essa vontade”, ressalta o arquiteto.
Em relação aos materiais, os mais utilizados para a montagem de closets são o MDF e o MDP para movelaria. “Porém, caso seja possível, sugiro a utilização do MDF, pois ele não deforma com o tempo, e em relação a umidade o material não se desmancha, como o MDP, que é mais em conta, mas possui essas desvantagens”, indica. “No mais, é só escolher as cores e estilos que mais combinam com o ambiente. E, claro, para projetar e executar o móvel de maneira satisfatória, contar com ajuda especializada”, indica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário