quarta-feira, 21 de junho de 2017

Chaplin é inspiração para espetáculo teatral da Cia do Abração





Projeto Abração em Ação apresenta espetáculo gratuito para Crianças de Todas as Idades

No próximo domingo, dia 25, acontecerá a segunda de uma série de apresentações gratuitas e outras experiências teatrais, dando continuidade ao Projeto ABRAÇÃO EM AÇÃO, desenvolvido pela AACA, - Associação Abração Círculo das Artes, em parceria com a Cia. Do Abração.
A Cia. do Abração, inspirada pela genialidade do silêncio de Chaplin, oferece às crianças de todas as idades Um mundo debaixo do meu chapéu, peça de Sombras, Objetos e Atores que procura, através da simplicidade e da poesia, reavivar o universo chapliniano preto-e-branco mais colorido que o cinema já presenciou.
A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães comenta que os filmes O Garoto, Luzes na Cidade, Em Busca do Ouro, Tempos Modernos, O Grande Ditador e Luzes da Ribalta servem como referência para a elaboração do roteiro do espetáculo. “A fonte de inspiração principal é o personagem Carlitos, e cenas como a do Ballet dos pãezinhos são citadas e recriadas”, diz a diretora.
A ideia central da Cia. do Abração é proporcionar aos pequenos e grandes um resgate da produção cinematográfica de Charles Chaplin, trazendo à cena ícones do universo deste grande criador, como o inesquecível Carlitos, partindo dos princípios da arte-educação, onde todos os artistas envolvidos no projeto estão conscientes do importante papel que representam como formadores de opinião.
No espetáculo, três contrarregras sonhadores brincam com a imagem de Carlitos abordando temas como a generosidade e a responsabilidade social. “Apresentar esse ícone para crianças de hoje é como abrir portas para um novo jeito de caminhar, um jeito meio desengonçado, ingênuo, verdadeiro e cheio de esperança, combatendo o que não nos faz bem com o que mais simples existe: sendo humano”, finaliza a diretora Letícia Guimarães.
O espetáculo Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu será apresentado no dia 25, domingo, às 16h na sede da Cia do Abração, entrada franca.


Projeto Abração em Ação
Há 16 anos, a Cia do Abração mantém o seu espaço cultural, localizado no bairro do Bacacheri, alicerçada na CULTURA DE GRUPO, como alternativa de resistência e esta define seu modelo de organização e geração de poéticas: identificado ao teatro de grupo, como filosofia e como estratégia de sobrevivência.
Na atual conjuntura em que a prática teatral perdeu significativamente seu caráter ritualístico e passou a vigorar a lógica da mercadoria, perante um mercado praticamente exíguo, mais do que nunca se faz necessário este espaço de resistência e de reflexão, em permanente busca da estabilidade grupal.
Nesta ótica, o PROJETO ABRAÇÃO EM AÇÃO, desenvolvido pela AACA - Associação Abração Círculo das Artes, viabiliza este sonho, mais e além, a necessidade vital de manter um trabalho de excelência, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, PROFICE e COPEL, que incentivando, cumprem não só o importante papel de coparticipes, socialmente responsáveis e solidários à causa da arte e cultura, mas acima de tudo, reconhecendo a importância do espaço da CIA. DO ABRAÇÃO e suas produções culturais, apoiando um projeto de longo prazo, com organização de práticas pedagógicas identificadas ao propósito do grupo perante a sociedade e assim ofertando caminhos alternativos das lógicas hegemônicas.
O projeto prevê apresentações teatrais gratuitas, direcionadas a crianças de todas as idades, ao longo do ano, além de oferecer 10 BOLSAS DE ENSINO DE TEATRO GRATUITAS, para crianças, jovens e adultos que comprovem situação de risco ou estado de pobreza e 3 bolsas gratuitas para atores profissionais nas oficinas de aprimoramento técnico do grupo.
Vídeo convite: https://youtu.be/TgXU5qhzRZc
Teaser: www.youtube.com/watch?v=tLb5xTcKZPU
BLOG: http://ummundochaplin.blogspot.com.br/

Direção: Letícia Guimarães
Dramaturgia: Criação coletiva sob a supervisão de Letícia Guimarães
Cenografia e figurinos: Simone Pontes
Iluminação: Blás Torres e Edgard Assumpção
Sonoplastia, composição e direção musical: O grupo
Elenco: Blás Torres, Edgard Assumpção e Kamila Ferrazzi.
Fotografia e assessoria de Imprensa: Isabelle Neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário