segunda-feira, 3 de julho de 2017

Corrida de rua: por onde começar



São inúmeros os benefícios da pratica da corrida. Melhora de condicionamento físico, fortalecimento muscular, emagrecimento, melhora da capacidade cardiopulmonar e prevenção de lesões. Sem falar na liberação de hormônios que causam prazer na pratica esportiva, que quando você começa, não quer mais parar.

Mas para que tudo isso aconteça de forma segura e eficiente é necessário tomar cuidados, que muitas vezes passam despercebidos pela maioria que escolhem a corrida como exercício de rotina.

Algumas dúvidas são constantemente colocadas em cheque quando você se decide pela corrida:

1. Todo mundo pode praticar?

Sim. Com qualquer idade, homens e mulheres. Porem, sedentário, cardiopatas e/ou pessoas que são portadores de algum tipo de doença crônica deve ter como regra passar por um exame cardiológico, para saber quais são as respostas quando submetido a um esforço incomum.

Uma visita ao ortopedista também é indispensável antes de sair correndo por ai, pois o especialista pode identificar possíveis pontos de riscos de lesão de acordo com a analise dos movimentos articulares do praticante, seja ele do grupo de risco listado acima ou já praticante de outra modalidade.

2. Quem vai me orientar na corrida?

O profissional de educação física.

Com os dois laudos médicos atestando sua liberação para pratica esportiva, o personal trainer ira analisar sua biomecânica, nível de força e condição física para poder planejar seus programas de treino, para que exista uma evolução progressiva, respeitando as limitações do aluno, minimizando os riscos de lesão.

3. Corro o risco de me machucar mesmo correndo pouco/devagar?

Sim. Se você exceder sua capacidade, não respeitar seus limites, mesmo que você ainda não saiba qual é seu limiar, tem grandes chances de adquirir uma lesão e ter que ficar de molho por algum tempo.





4. Como evitar as lesões?

Sendo orientado por um profissional capacitado, com experiência na área, usando calçados e roupas apropriadas, fortalecendo a musculatura para suportar a carga de treinos, cuidando da alimentação, hidratação e repouso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário