terça-feira, 17 de outubro de 2017

Exposições Katia Velo






Duas Exposições, Dois Olhares, Duas Linguagens
A artista visual Katia Velo participa de duas exposições. A exposição fotográfica “O Sagrado” no Museu Municipal Atílio Rocco e pintura “Flores e Cores” no Marbô Bakery.

Exposição de Fotografias “O Sagrado"
A Secretaria de Cultura, por meio do Museu Municipal Atílio Rocco, realiza a exposição “Uma História de Amor e Fé: Padre Pedro Fuss“, em comemoração aos 107 anos do Padre Pedro. Participa da exposição a mostra fotográfica “O Sagrado da artista visual Katia Velo. As fotografias da série “O Sagrado” são registros de imagens captadas na Catedral da cidade e dos seus rituais típicos como a Festa das Capelinhas, missas, etc. “Os registros foram feitos em 2007, portanto, alguns anos após a minha chegada na cidade, quando a Catedral ainda era Matriz. O meu encantamento pela singularidade da arquitetura do local e alguns rituais como a entrega das capelinhas de casa em casa, algo do qual nunca havia participado na minha cidade natal, encantaram-me profundamente”, destaca Katia Velo. A exposição apresenta fotos que remetem a dois espaços de tempo, o visitante terá oportunidade de estender seu olhar no passado e num presente não tão distante. Além das fotografias, estão em exposição objetos pessoais do Padre Fuss usados em cerimônias religiosas.
SOBRE PADRE FUSS
Nascido em 04 de outubro de 1910, em Elversberg, na Alemanha. Pedro Fuss era o quinto filho de Geoge e Anna Fuss. Sempre muito religioso sentiu o chamado de Deus em sua vida e com 14 anos ingressou em um seminário da Congregação Verbo Divino. Tornou-se padre em 1938. Chegou ao Brasil em fevereiro de 1940 e em São José dos Pinhais em maio de 1956, sendo nomeado vigário pela Igreja Matriz de São José dos Pinhais, atual Catedral. Recebeu em 1964 o Título de Cidadão honorário de São José dos Pinhais proposto por Elon Bonin em reconhecimento aos seus grandes feitos. Padre Pedro Fuss veio a falecer no Hospital Santa Casa de Misericórdia no dia 29 de junho de 1985, devido a problemas cardíacos.
SOBRE A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “O SAGRADO”
Na Idade Média, durante a inquisição, qualquer pessoa que não fosse aprovada pela Igreja Católica, tinha como destino inúmeros castigos e muitas vezes o seu fim era a fogueira. Felizmente muita coisa mudou, mas certamente os símbolos religiosos têm uma grande influência visual. As imagens de figuras como anjos e santos amplamente representados durante o Renascimento foi de fato relevante na história da arte e influenciaram e influenciam a vida do homem contemporâneo. “As imagens sacras surgem para evidenciar um propósito de Deus, são consideradas intermediárias entre o divino e o humano, trazem consigo a simbologia do bom e do belo”. destaca Katia Velo.
Serviço:
Museu Municipal Atílio Rocco
Exposição “Uma História de Amor e Fé: Padre Pedro Fuss“
Período expositivo: De 03 de outubro a 04 de novembro de 2017.
Horário de visitação:
De terça a sexta-feira, das 9h às 12h – 13h às 17h.
Sábados: das 9h às 12h.
Informações: (41) 3381-5900
Museu Atílio Rocco
Av. XV de Novembro, 1660

Exposição de Pinturas “Flores e Cores”
Acontece na Marbô Bakery a exposição “Flores e Cores” da artista plástica, colunista cultural e professora de arte Katia Velo. A exposição faz parte das atividades desenvolvidas pela Campanha #doeumaflor (em sua 3ª. edição). O objetivo da campanha é resgatar a admiração pelas flores e também motivar as pessoas a “polinizarem” boas ações, por isto, o tema deste ano é “Sejamos Flores”.
“As cores são para Katia Velo uma forma de expressão e, acima de tudo, de diálogo com o mundo, por meio de seu trabalho, ela permite que se pense a cor não apenas como uma manifestação perceptível ao olhar, mas como uma interpretação da realidade”. Destaca Oscar D’Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp.
Sobre a exposição “Flores e Cores”
Em suas exposições, a marca da artista Katia Velo é o uso dos motivos florais, das formas curvilíneas e orgânicas com forte apelo ornamental. Vários artistas a influenciam, Matisse, Aldemir Martins, Beatriz Milhazes, Frida Kahlo. Katia Velo se identifica com a artista mexicana Frida Kahlo, pois nasceram no mesmo dia, 06 de julho. Frida chamava atenção pelos penteados exóticos. Geralmente usava os cabelos presos por tranças no alto da cabeça, decoradas com fitas e muitas flores de vários tipos. Ela indubitavelmente amava flores, tanto que disse: “Pinto as flores, assim elas não morrem”.
Sobre a Marbô Bakery
A construção data de 1953 e tem a assinatura do arquiteto Lolo Cornelsen. Em estilo modernista tem como destaque uma grande fachada vermelha e possui estrutura em linhas retas. Hoje funciona como restaurante, confeitaria e padaria e ficou conhecida como Residência Belotti, em localização privilegiada, no centro de Curitiba. A união entre arquitetura, gastronomia e arte sob o comando do Chef Marcos Bortolozo tornam o momento único seja para experimentar petiscos, massas, risotos, lanches, doces e cafés. Outro diferencial do local são as obras de arte em vários espaços da residência e as exposições mensais sob a curadoria de Kezia Talisin.
SERVIÇO:
Exposição “Flores e Cores” de Katia Velo
Local: Marbô Bakery
Endereço: Rua Dr. Faivre, 621 – Centro, Curitiba – PR
Período expositivo: de 03/10 a 05/11/2017
Momento com artista: 18/10/2017 das 19h às 21h30
Horário de atendimento: terça a sábado das 11h às 22h
E domingo das 10h às 16h
Valet: das 11h30 às 15h e das 18h às 22h. Valor: R$ 20,00
Convênio com estacionamento das 11h às 22h inclusive domingo.
Telefone: (41) 3121-1547 / 99871-0176
Site: www.marbobakery.com.br
E-mail: eventos.marbo@gmail.com
Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário