terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Marca curitibana Zutti completa 20 anos apostando no modelo fast fashion





Com 13 lojas próprias em Curitiba, marca de calçados femininos consolida presença com variedade, conveniência e preços justos

Poucas marcas de Curitiba têm uma presença tão pronunciada quanto a Zutti. Com 13 lojas próprias espalhadas pela capital paranaense, a marca feminina de calçados completa em 2017 vinte anos de fundação, superando os solavancos da economia e participando do avanço da moda brasileira. A Zutti apostou na diversidade de modelos, atualização rápida, qualidade, preço justo e conveniência, ou seja, a mulher que deseja comprar um calçado da marca tem a possibilidade de encontrá-lo numa loja próxima aonde quer que ela esteja.
A história
Era o início do surgimento dos shoppings em Curitiba e o então representante comercial Cláudio Emilio Langner percebeu uma carência de lojas de sapatos com bom custo benefício nesses centros comerciais. A primeira loja da Zutti foi inaugurada no Shopping Curitiba, em setembro de 1997. Claudio e sua esposa Eliza Kondo Langner passaram a viajar com frequência para as principais capitais da moda – Londres, Paris e Milão – para fazer pesquisas de modelos e materiais. “Com as ideias em mãos, entregávamos para os fabricantes espalhados pelo Brasil para produzirem, com exclusividade os modelos para a Zutti”, conta.
Segundo o empresário, nos primeiros anos a Zutti cresceu mais na “transpiração do que na inspiração”. Foram tempos de intenso aprendizado, erros e acertos. “Depois de algum tempo começamos a nos preocupar com a profissionalização da empresa e de nossos colaboradores e passamos a oferecer consultoria externas, cursos e treinamentos”, conta.
A empresa de calçados se formou num cenário econômico instável, ora de crescimento econômico, ora de retração. Por isso, os maiores desafios, conta o empresário, foram externos e não internos. “Mudanças governamentais, diversos planos econômicos, crises e mais crises. Mas todos esses acontecimentos serviram para tornar a empresa mais forte e mais preparada para tantas adversidades”, afirma ele.
Boas perspectivas
Para 2017, três novas lojas Zutti devem ser inauguradas e outras já estão em negociação. A expansão é baseada em pesquisas de mercado e em estudo de regiões onde há carência do produto e grande fluxo de pessoas. No caso da marca, o segredo do sucesso está em aliar preço justo à qualidade em um curto espaço de tempo.
Com a experiência adquirida na prática, Claudio assume com a Zutti o claro posicionamento de fast fashion de calçados, um modelo que atende a atual demanda de mercado. “Hoje recebemos novidades praticamente diariamente em nossas lojas. Moda atualizada com preço justo. Esse mercado é extremamente dinâmico. Precisamos, mais do que nunca, nos atualizarmos constantemente.”
Esse posicionamento, acredita o empresário, é um impulsionador do crescimento da marca num momento em que a economia brasileira ensaia uma retomada. “Visualizamos que o pior já passou. Analisando índices, percebemos que teremos uma retomada gradual da economia, que começará, por sinal, nesse fim de ano quando provavelmente teremos boas vendas”, prevê.
A Zutti possuiu uma equipe interna que realiza treinamento de vendas e de tendências de moda quinzenalmente, e um outro grupo que vem de São Paulo mensalmente para dar treinamento gerencial e fazer o acompanhamento das vendas.
A preocupação com o treinamento no serviço reflete uma necessidade premente no mercado atual, de oferecer um bom produto aliado a um atendimento impecável. “No mercado hoje, não basta você ter o melhor produto, com o melhor preço, se você não tratar o cliente da melhor forma possível”, observa Claudio.

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