terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Opet agora é centro universitário



Instituição muda a sigla para UniOpet e poderá abrir novos cursos e unidades

Após um processo rigoroso de avaliação pelo Ministério da Educação (MEC), o Grupo Educacional Opet, credenciado como Faculdade desde 1999, conquistou o status de Centro Universitário em homologação publicada pelo Diário Oficial da União em dezembro. O credenciamento concede a instituição paranaense, além de reconhecimento no mercado pela excelência do ensino e qualidade do corpo docente, mais autonomia em suas ações, a criação de novos cursos superiores e implementação de novos polos de apoio presencial.

Com essa conquista, a instituição com sede em Curitiba e polos de ensino a distância (EaD) no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, passa a se chamar Centro Universitário Opet (UniOpet). O novo status reforça a proposta da instituição de aliar teoria à prática com foco no mercado de trabalho, investindo energia e talento na formação no ensino superior.

Para o diretor-presidente do Grupo Opet, José Antônio Karam, o credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC) reflete o reconhecimento da qualidade da instituição e é resultado de um trabalho forte e engajado da instituição. “Para se tornar um centro universitário é preciso preencher uma série de requisitos, desde ter professores muito bem qualificados, com ótima formação acadêmica e experiência de mercado, bem como uma infraestrutura e recursos tecnológicos, além da relevância no cenário educacional. Nós trabalhamos incansavelmente para a transformação em centro universitário e obtivemos uma excelente avaliação na visita dos técnicos do MEC em 2017”, pontuou.

Entre os diferenciais do Grupo Educacional Opet destacados pelo MEC estão a atualidade do projeto pedagógico, a sintonia do corpo docente com a proposta e os programas da instituição, a inovação e pioneirismo na oferta de cursos, o relacionamento com as empresas, o alinhamento das disciplinas com os cursos ofertados, o número de vagas de emprego e estágio ofertadas aos alunos, o uso de metodologias inovadores de ensino e o foco na prática, além da busca constante pela melhoria do aprendizado do aluno.

Karam adianta que o credenciamento como centro universitário torna possível ampliar a presença da instituição em áreas como o ensino a distância, pesquisa e extensão e abertura de novos cursos e unidades. “Trabalhamos com educação. O que nos motiva é contribuir para a melhoria do setor no país. A evolução para centro universitário permite criar novos cursos e polos de EaD e ampliar ainda mais as frentes de pesquisa e extensão, junto com as empresas e a comunidade”, disse.

Importância do novo status

A partir de agora, a UniOpet pode criar, sem a aprovação prévia do MEC, novos cursos e unidades. “Estamos avaliando o mercado e verificando as demandas da população e das empresas”, diz Karam. Poderá também expandir as atividades de iniciação científica, extensão e ações com a comunidade. Além disso, como centro universitário, recebe autonomia para expedir os seus próprios diplomas, agilizando o processo.

“Estávamos nos preparando há quatro anos em um processo que é complexo, lento e técnico. Ser um centro universitário é um desejo que nos acompanha desde o início, mas queríamos garantir o crescimento saudável das faculdades e do grupo como um todo antes de dar esse passo tão importante”, comenta o diretor-presidente.

Um dos principais projetos é a expansão contínua do ensino a distância. “A modalidade EaD tem um papel social decisivo nessa conjuntura. Ela oferece a oportunidade de acesso a ensino de qualidade por um custo acessível, com reflexos diretos no aumento da renda familiar e no ingresso no mercado de trabalho”, reforça.

Só 5% das faculdades no PR conseguem status de Centro Universitário

Segundo dados de 2016 do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado pelo MEC, das 176 instituições privadas de ensino superior no Paraná, apenas 5,6% conquistaram o status de centro universitário.

O número é resultado dos critérios rigorosos do Ministério da Educação. No Paraná há cinco universidades, dez centros universitários e 161 faculdades.

No Brasil existem 2111 instituições de ensino superior privadas, das quais 4,2% (89) são universidades, 7,3% (156) centros universitários e 88% (1866) faculdades.

Descrição: Opet transforma-se em centro universitário
Tags: educação; graduação; ensino; curitiba; faculdade; uniopet

Sobre o Grupo Educacional Opet

Fundado em Curitiba, no Paraná, em 1973, o Grupo Educacional Opet é referência em educação e na prática do conhecimento por meio de novas tecnologias. Nestas mais de quatro décadas, não parou de crescer e hoje é responsável por uma completa estrutura organizacional que inclui Pós-Graduação, Faculdade, Colégio, Opetwork Escola de Profissão, Editora – Sistema de Ensino, Educação a Distância e Instituto de Educação e Cidadania. Desde a sua fundação, já formou mais de 100 mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário