quinta-feira, 7 de junho de 2018

Seu cachorro está com vermes?

Assim como os seres humanos, os cães são suscetíveis aos parasitas internos, mais conhecidos como vermes. Há diferentes tipos de vermes, sendo mais comuns os intestinais.

Cães podem ser parasitados por diversas espécies de vermes redondos (hematoídes) e chatos (cestóides). Os animas também podem ser contaminados por protozoários (giárdia).

Eles são transmitidos pela água, pelos alimentos, pelo contato com fezes, outros animais, entre outras formas de contágio.

Os sintomas são vários: diarreia, emagrecimento progressivo, crescimento tardio, barriga inchada, fezes com consistência mole e às vezes com sangue, anemia, entre outros.

As infecções parasitárias acometem cães de todas as idades, mais usualmente são mais prevalentes em filhotes. Alguns parasitas são transmitidos durante a gestação e/ou amamentação, caso a mãe tenha vermes.

Para o diagnóstico, o animal deve ser levado ao veterinário. Um exame de fezes detecta a presença de vermes. Após o resultado, o profissional estará apto a realizar o tratamento.

Para prevenir o problema, a vermifugação deve ser feita periodicamente. Em geral os veterinários recomendam de três em três meses com reforço 15 dias após a vermifugação. Para o verme do coração é recomendado uma dose a cada mês. Outras precauções: higienizar com frequência os locais ondem ficam os animais, sempre fazendo uso de produtos adequados e não permitir o contato desses com fezes de outros animais, o que pode acontecer durante passeios em locais públicos, por exemplo.

Vale lembrar que o ser humano também pode ser contaminado. A doença é considerada uma zoonose quando é transmitida de animais para seres humanos. A contaminação humana ocorre principalmente pela ingestão de ovos larvados presentes no solo poluído, em objetos do animal e em mãos contaminadas com fezes.

Entre as opções de vermífugo, a Virbac desenvolveu o Endogard. Trata-se de um vermífugo que elimina todos os parasitas internos, previne contra o verme do coração e trata a giardíase. É palatável, pode ser administrado a filhotes a partir da segunda semana de idade e cadelas gestantes. Auxilia também na prevenção de zoonoses.

Você encontra Endogard em vários locais da cidade (pet shops, clínicas e hospitais veterinários).

Sobre a Virbac

Fundada na França em 1968 pelo médico veterinário Dr. Pierre Richard Dick, a Virbac é a maior companhia farmacêutica independente dedicada exclusivamente à saúde animal e transformou-se em marca de referência no mercado veterinário mundial, graças a uma grande linha de produtos biológicos e farmacêuticos que previnem e combatem as principais patologias dos animais domésticos e de criação. A Virbac está presente em mais de 100 países com produtos e serviços que trazem juntos, qualidade, eficácia e facilidade de utilização a todos aqueles envolvidos na saúde animal. Saiba mais: www.virbac.com.br





Paola Helpa

Médica Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário