terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Moradores da Barra do Turvo "comemoram" três anos sem ponte

Condições da ponte improvisada
colocam moradores em risco 

Ponte de madeira apresenta sinais
 de desgaste com tábuas soltas

Mais um ano passou sem solução para
um problema aparentemente simples 

Uma enxurrada em 2016 derrubou ponte
que garantia acesso à Barra do Turvo 

Ponte de maneira instalada provisoriamente para resolver o problema se tornou definitiva e também já apresenta sinais de desgaste


No dia 6 de fevereiro de 2016, uma enxurrada derrubou uma ponte que garantia acesso do município de Barra do Turvo, interior de São Paulo, à Rodovia Régis Bittencourt. As fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Ribeira no período fizeram o nível do Rio Ribeirão Bonito subir e alagar a SPA 552/230.

Na oportunidade, foi construída uma ponte de madeira provisória para que moradores pudessem chegar a cidade. Três anos depois, o problema não foi resolvido e a estrutura de madeira da ponte provisória já apresenta sinais de desgaste, trazendo risco para quem transita pela região.

Após inúmeras tentativas, junto à Câmara de Vereadores e Prefeitura, foi anunciada em 27 de junho de 2017 a assinatura do convenio da construção da nova ponte. O ano encerrou sem nenhuma solução e a ponte provisória se tornou definitiva. Em agosto de 2018, técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem visitaram o local para fazer estudos de viabilidade para construção da nova ponte. Mais um ano encerrou sem solução para um problema aparentemente simples.

“É lamentável o descaso. Turistas que estiveram em nossa cidade naquela época e que retornaram anos depois ficam indignados pelo estado precário da ponte e da falta de ações dos governos municipal e estadual para sanar este problema”, afirma Regina Emilia Daros, gerente da Pousada João de Barro, uma das mais antigas da região.

Com a aproximação da data, em que se completam 3 anos do incidente, moradores de Barra do Turvo estão organizando uma festa, com direito a bolo, para marcar o que consideram um descaso das autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário