quinta-feira, 2 de maio de 2019

Mês dos alimentos orgânicos no Brasil é celebrado no Mercado Municipal de Curitiba



Aulas-show, rodas de conversa e muito mais fazem parte da programação

Maio é o Mês do Produto Orgânico e é comemorado no Mercado Municipal de Curitiba com diversas atividades que visam chamar a atenção da população para um consumo mais consciente e sustentável. A programação desta edição contempla aulas-show com chefes de cozinha engajados com essa causa, rodas de conversa com personalidades e doutores no assunto, comercialização de produtos a preços especiais e atividades para as crianças.

Neste ano a celebração é ainda maior, porque em fevereiro foram completados 10 anos do Setor de Orgânicos o que coloca o Mercado Municipal de Curitiba como pioneiro em uma demanda que cresce 20% ao ano. “Somos o primeiro Mercado Municipal do Brasil a ter um setor exclusivo de orgânicos e não é só de fruta e verdura. Temos 22 operações que se dividem entre carne, café, cereal, suco, leite, chocolate, tempero, cosméticos e até roupas”, explica Rose Bezecry, diretora financeira da Ascesme – Associação dos Permissionários Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba.

Serão quatro sábados destinados a diversas ações. A largada é já neste final de semana, dia 04, com a chefe de cozinha especializada em saúde holística e consumo consciente Gabi Mahamud. Autora do livro Flor de Sal, Gabi está à frente de diversos projetos que visam promover o produto orgânico. Na aula-show no Mercado Municipal, mais do que ensinar a preparar um prato, ela vai falar sobre a importância desse consumo do alimento livre de quaisquer químicas. A aula acontece às 11h, na Praça de Eventos do Setor de Orgânicos. As próximas edições acontecem dias 11, 18 e 25 de maio, sempre com um chefe de cozinha diferente.

Para as crianças estão reservados os sábados 18 e 25 de maio. Das 11h às 14h os pequenos, na companhia de um responsável, podem participar de diversas atividades como caixa sensorial para descobrir frutas e verduras, plantio de mini horta orgânica e também oficinas em parceria com o projeto Jardins de Mel. Além de conhecer o mundo das abelhas, vão aprender sobre abelhinhas sem ferrão, sobre polinização e também confeccionar uma isca para abelhas sem ferrão.

Vale lembrar que é tudo de graça. E quem fizer compras no setor de orgânicos no mês de maio e levar sua sacola, sua caixa, ou seja, não usar a sacola de plástico, ganha 5% de desconto nos estabelecimentos participantes. A programação completa também está disponível no sitewww.mercadomunicipaldecuritiba.com.br e nas redes sociais do Mercado Municipal. Esse evento é uma realização Ascesme com o apoio da SMAB – Secretaria Municipal do Abastecimento e da Prefeitura de Curitiba.

Curiosidade sobre o produto orgânico

Para ser considerado um produto orgânico ele deve ser cultivado em ambiente que considere a sustentabilidade social, ambiental e econômica;

É um produto que valoriza a cultura das comunidades rurais;

Sua principal característica é não utilizar agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênico em qualquer fase da produção.



Programação Aula-Show Gastronomia Orgânica

04/05 11h Gabi Mahamud, do blog For de Sal

11/05 11h Guga Torelli, Chef Santé

18/05 11h Iracema Bertoco, professora do Centro Europeu

25/05 11h Gabriela Carvalho, do Restaurante Quintana



Programação Roda de Conversa Mundo Orgânico

03/05 11h Chefes de cozinha Reinhardt Pfeiffer e Aline Moser, do Bistrô da Bibi com o tema “Comer é um ato sustentável”

31/05 11h Nutricionista Astrid Pfeiffer com o tema Vegetarianismo, Saúde e Bem Estar



Serviço

O que: Mês dos Orgânicos

Quando: de 3 a 31 de maio – programação gratuita e disponível emwww.mercadomunicipaldecuritiba.com.br e nas redes sociais @mercadomunicipal_cwb

Nenhum comentário:

Postar um comentário