sexta-feira, 14 de junho de 2019

1.ª edição da feira de investimentos YOUprime eXPerience reúne 800 pessoas no Clube Curitibano

A economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif e
o diretor financeiro do Clube Curitibano, James Pinto de A. Portugal Neto

Crédito das fotos: Gustavo Garrett





Palestras apresentaram o panorama econômico e opções para proteger e aumentar o patrimônio

“É possível investir e lucrar mesmo na crise; para isso é preciso disciplina e conhecimento”, disse ontem Zeina Latif, economista-chefe da corretora de valores independente XP Investimentos, durante a primeira edição da feira YOUprime eXPerience, promovida pelo Clube Curitibano para associados e não associados. O evento reuniu – no famoso Salão Azul do clube – cerca de 800 pessoas interessadas em proteger e aumentar seu capital por meio de investimentos que vão além das opções tradicionais oferecidas pelos bancos varejistas. “O Clube Curitibano tem 137 anos de tradição e se renova a cada ano em iniciativas para servir ao associado e à cidade. A feira de investimentos é um exemplo disso”, ressalta James Pinto de A. Portugal Neto, diretor financeiro do Clube Curitibano.

Três mulheres com experiência sólida em investimentos foram o destaque do evento. Uma das economistas mais respeitadas do país, e estrela da feira, Zeina Latif falou sobre o momento econômico brasileiro e internacional, alertando para a necessidade de o país realizar reformas estruturantes, como a da previdência social, para se reorganizar e retomar o caminho do crescimento.

Vinda de Miami, onde atua como private banker da XP Investments (braço da corretora no exterior), Livia Mansur mostrou por que o momento é bastante interessante para quem deseja investir fora do país. Ana Laura Magalhães, influencer especializada em investimentos e responsável pelo perfil “Explica Ana” nas redes sociais, deixou claro que não é preciso ter medo de ir além da poupança, mostrando como o mercado financeiro funciona com exemplos práticos e tipos de investimentos disponíveis conforme o perfil de cada investidor.


Reformas urgentes

Para Zeina Latif, é necessário entender o cenário nacional para saber como investir, mas além disso, estar conectado com os desafios da economia e também os desafios sociais. “É preciso que cada um exerça sua cidadania e perceba como fazer o país avançar”, diz. “Estamos em um momento particularmente frágil que exige disciplina do investidor”, afirma. Mesmo assim, é possível montar uma carteira de investimentos para preservar capital e lucrar. “Há mercados dinâmicos, há espaço para proteger carteiras e ter bons rendimentos”, afirma.

Em sua palestra, a economista fez um panorama da situação atual do Brasil: grave crise fiscal e como pano de fundo o envelhecimento da população. Ela frisou que, embora urgente, a reforma previdenciária não será suficiente para destravar a economia: “A reforma só contém o crescimento das despesas, não vai fazer sobrar dinheiro”. O país tem que partir para as reformas tributária e política, além de reduzir o custo Brasil, insistiu.

Conhecimento é a chave

Para Ana Laura Magalhães, o brasileiro ainda tem pouco acesso à formação e informação de qualidade sobre o mundo do investimento. Há muitos termos técnicos e em inglês que as pessoas não conhecem e que assustam. “Aprenda o básico”, disse Ana para um público formado por muitos jovens. “Aprenda primeiro o que é a taxa de juros Selic e como ela funciona.”

A influenciadora explicou que há investimentos com rentabilidade melhor que a da poupança e com menos burocracia, como o Tesouro Direto, em que é possível aplicar a partir de R$ 100 sem que o capital fique “preso”. Para começar, “é preciso saber quanto se quer investir, por quanto tempo e qual o seu perfil: conservador, moderado ou agressivo, para então escolher a melhor carteira de investimentos”.


Oportunidade no exterior

Especializada em investimentos fora do Brasil, os chamados offshore, Livia Mansur foi taxativa: “Todos podem investir no exterior”. Livia lembrou de episódios como os de alta inflacionária, que levaram muitos brasileiros a proteger o capital investindo na moeda estrangeira. E mostrou que o momento atual apresenta boas oportunidades para quem tem o perfil.


Painéis

O evento contou ainda com dois painéis mediados por Ana Laura Magalhães. Executivos das empresas Mérito Investimentos (especialista em fundos imobiliários), Mongeral Aegon Investimentos (especialista em seguros e previdência) e XP Investimentos explanaram o cenário macroeconômico e ofereceram perspectivas para investimentos. Em pauta ainda os mitos e verdades sobre renda variável. Já o painel com a Porto Seguro e a Sparta Investimentos, ambas gestoras de fundos de investimento, abordou as perspectivas para 2019 e como usar o crédito privado para proteção do próprio patrimônio.


Realização

Clube de Negócios do Clube Curitibano e YOUprime Investimentos, credenciada à XP Investimentos.


Patrocínio

Mérito Investimentos, Mongeral Aegon Investimentos – MAI, Porto Seguro e Sparta Investimentos


Apoio

Grade Up, InfoMoney, Porto a Porto, Beer to Go e Saccaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário