terça-feira, 6 de outubro de 2020

O período para engravidar e a possibilidade do congelamento de óvulos



Algumas mulheres acham que, por tomarem pílula anticoncepcional por vários anos, guardaram os seus óvulos para mais tarde, mas isso não acontece. Mesmo que durante esse tempo não tenha acontecido a ovulação, vários óvulos são descartados.

Outro ponto extremamente importante é que, com o tempo, não só diminui a quantidade dos óvulos, mas principalmente a qualidade dos mesmos. A mulher pode ter óvulos defeituosos durante toda a vida, mas alguns estudos indicam que, a partir dos 40 anos de idade, até 90% desses óvulos podem ter algum tipo de defeito genético.

“Por todos esses motivos, sempre é colocada uma ênfase muito grande na questão de que a mulher não deve postergar demais a maternidade, já que em idades mais avançadas, a dificuldade para engravidar pode aumentar, assim como aumenta a chance de abortos ou de bebês com alguma síndrome genética”, diz a médica Karyna Saab, especialista em reprodução humana.

Caso a mulher não tenha planos de engravidar em breve, deve considerar a possibilidade de congelar óvulos com o objetivo de preservar a sua fertilidade, o que deve ser feito preferencialmente antes dos 35 anos de idade. “Explico sempre para as minhas pacientes que esse congelamento deve ser visto como uma chance de gravidez no futuro e nunca como uma certeza absoluta. Por isso, o ideal mesmo é sempre que o casal engravide o quanto antes”, destaca Saab.

A especialista lembra ainda que, se a mulher já estiver na menopausa, não há motivo para desespero. Sempre existe a possibilidade de realizar o sonho de ter um filho através de tratamentos com óvulos de doadoras. “Por isso, não desistam nunca, a medicina com certeza tem uma solução para o seu caso”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário