terça-feira, 16 de abril de 2024

Ensino público de São Vicente trabalha educação socioemocional


A rede pública municipal de educação de São Vicente começa a trabalhar em abril com um material especialmente desenvolvido para falar sobre as emoções e as relações entre as pessoas. Com distribuição para todas as unidades de formação em tempo integral de 1º ano 5º ano, a coleção “Laços: educação socioemocional”, da Aprende Brasil Educação, é uma forma de garantir o acompanhamento emocional das crianças.

Por meio de jogos de tabuleiro, livro da família, dinâmicas gamificadas, cartazes, propostas de atenção plena e vídeos para a formação de professores, a Laços é uma solução abrangente para uma das questões mais importantes da vida contemporânea: como assegurar que as crianças cresçam sentindo que estão emocionalmente seguras e confortáveis? A coleção trabalha com os três pilares da aprendizagem socioemocional: sentir e refletir, acreditar e planejar, respeitar e compartilhar.

Para a supervisora de ensino da Secretaria de Educação de São Vicente, Ana Lúcia dos Santos, “A coleção vem de encontro com a proposta de formação integral do aluno no município e será uma grande ferramenta para os desafios do ensino nos dias de hoje. Sabemos que trabalhar socioemocional é crucial porque ajuda os alunos a desenvolver habilidades essenciais para lidar com suas emoções, relacionamentos interpessoais e desafios do dia a dia. Nossos estudantes precisam estar emocionalmente preparados para enfrentar o mundo e o futuro”, afirma. Para isso, a Laços tem foco na sensibilização dos professores para saber observar e identificar as necessidades dos estudantes.

De acordo com a consultora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Sandra Hoffmann, todo o objetivo da coleção é permitir que as crianças aprendam a entender seus próprios sentimentos. “O material contribui muito para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes porque promove um ambiente saudável e fortalece os laços entre os alunos e os professores, a comunidade escolar. Também instiga as crianças a identificar suas emoções para fazer a autorregulação e abrir um espaço para resolver problemas de forma segura, responsável e ética”, pontua.

Por sua vez, o educador Marcos Meier, embaixador da marca, lembra a importância de trabalhar algo além dos currículos tradicionais. “É fundamental conscientizar escolas, famílias e os próprios alunos de que as emoções, a inteligência intrapessoal e a interpessoal são elementos essenciais para o sucesso na atualidade. As escolas desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos aspectos socioemocionais de seus alunos”, destaca.

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